Três canais para elevar as vendas no final do ano
Por Luiz Correia
O final de ano, sem dúvidas, é a época mais aguardada do comércio. Afinal, do ponto de vista financeiro, os clientes têm maior poder aquisitivo para realizar compras, já do aspecto emotivo, a sequência de datas comemorativas desperta o desejo de presentear amigos e familiares. Diante de um período promissor para os comerciantes, torna-se essencial alinhar estratégias e, principalmente, potencializar o uso de canais de vendas.
Nos últimos anos, estar presente onde o cliente está se tornou um desafio. Com a mudança nos hábitos e comportamentos dos consumidores, personalizar o atendimento deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Entender as preferências do público, desde o tipo de produto até o canal de compra, é indispensável para garantir maior alcance e proximidade.
É importante lembrar que todo ponto de contato pode se tornar um canal de vendas. Seja no ambiente digital ou físico, as estratégias devem transformar o atendimento em vendas e proporcionar a melhor experiência ao cliente. Abaixo, destaco três canais que estão em alta e são capazes de impulsionar as vendas:
#1 E-commerce: com o aumento das compras online pós pandemia, o e-commerce se tornou o canal preferido de muitos consumidores. Em 2023, este mercado no Brasil faturou R$ 185,7 bilhões, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Esse canal é não apenas uma excelente opção de vendas, mas também uma ferramenta para mapear a jornada do cliente e atrair novos parceiros.
#2 Live commerce: essa abordagem consiste em vendas transmitidas ao vivo pela internet, e está ganhando força no mercado. A plataforma Shopee, por exemplo, registra um aumento de até cinco vezes nas vendas nos dias em que realiza lives. Esse formato permite maior conexão com o público e alcança potenciais clientes diretamente no local onde eles já estão presentes e engajados.
#3 Bots: esses continuam sendo um canal estratégico para conversão de vendas. Eles proporcionam um atendimento ágil e preciso, respondendo dúvidas e orientando o cliente durante a navegação. Utilizados corretamente, ajudam a melhorar a experiência de compra sem serem invasivos, oferecendo suporte em tempo real ao consumidor.
Embora existam diversos canais de vendas disponíveis, sua eficácia dependerá da estratégia associada ao uso de cada um. Consumidores atuais esperam um atendimento personalizado e humanizado, se não tiverem suas expectativas atendidas, buscam outras opções.
Portanto, antes de adotar qualquer canal, é fundamental que os comerciantes verifiquem se ele se alinha ao perfil e preferências do cliente. Isso pode ser realizado desde o mapeamento de hábitos até a identificação de padrões de acesso, cujas informações permitem ofertar os produtos certos no momento e local adequados. E, mesmo que essa abordagem exija integração e alinhamento das áreas com os canais de vendas, hoje, ferramentas de Inteligência Artificial, por exemplo, facilitam a execução dessas estratégias, tanto no online quanto no offline.
Nesse cenário, contar com o apoio de uma empresa especializada pode fazer toda a diferença. A presença de profissionais capacitados auxilia na identificação de oportunidades e na escolha do canal mais aderente ao perfil do negócio, maximizando os resultados.
Mais do que a Black Friday ou outras datas comemorativas, o comércio está ativo o ano todo. Entretanto, o que determina o desempenho em cada período é o quão bem alinhada está a estratégia de vendas com os canais escolhidos. A tendência é que o público continue expandindo suas preferências e cabe às marcas acompanharem essa evolução. Afinal, vencem não apenas os que vendem mais em um período específico, mas aqueles que sabem sustentar e ampliar seu desempenho ao longo do ano inteiro.
Luiz Correia é head comercial na Pontaltech.
Sobre a Pontaltech:
Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana
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