Entenda como o líder pode contribuir para o sucesso da empresa
Um líder e um chefe têm as mesmas funções, mas suas características distintas estão diretamente ligadas ao sucesso da em
Para ter uma melhor compreensão de quais são as principais características que separam o líder de um chefe, é preciso entender que diversos aspectos de habilidades e comportamentos são muito próximos um do outro, porém algumas habilidades essenciais realmente diferenciam na hora de uma tomada de decisão dentro da empresa.
O profissional que exerce a liderança tem a capacidade de fortalecer vínculos, orientar e corrigir rotas, solucionar conflitos e ser referência para o grupo. Por conhecer o funcionário de perto, o verdadeiro líder tem condições de ativar gatilhos motivacionais no colaborador.
Quando o líder “veste a camisa”, luta por um projeto e apoia os membros da equipe, os subordinados se sentem estimulados a ter atitudes semelhantes. Dessa forma, o líder induz a formação de pessoas entusiasmadas com o que fazem.
A coach e palestrante de alta performance, Mariana Salomão, explica que dentro das empresas o chefe tende a tomar decisões baseadas somente em sua percepção, para manter a imagem de poder diante dos liderados. Já o líder fará com que cada um se posicione diante da decisão a ser tomada e usará de sua autoridade para delegar de maneira a encontrar um equilíbrio entre tarefa e o profissional mais preparado.
“O chefe quase não se envolve com o processo, ele apenas cobra resultados, esse profissional acredita que a remuneração e o emprego são motivos suficientes para o desempenho. Um bom líder é aquele que consegue bons resultados, através do desempenho de sua equipe, incentivando o crescimento e preservando a harmonia e o bem estar do grupo”, explica.
Um dos atributos do líder é acompanhar de perto as tarefas designadas por seus liderados, ele entende que a motivação é essencial para alcançar resultados diferenciados, percebe a importância em realizar feedback para cada vez mais alcançar resultados positivos. Utiliza uma comunicação assertiva e se atenta na realização de boas perguntas.
Não querer ser o centro da equipe é uma das características desse profissional, o gestor tem consciência da importância de cada um dos colaboradores. Por isso, costuma ser bem mais respeitado e almeja bons resultados, mesmo em momentos de dificuldade para a empresa.
Mariana destaca ainda que uma das principais características para ser um bom líder é a escuta atenta, ele precisa sempre entender a situação de cada funcionário, esse profissional se importa não só com o resultado, mas sim com a saúde dos liderados. “o bom líder preocupado com alta performance não tem o lema “ os fins lucrativos justificam os meios”, ele tem uma visão de futuro diferenciada, tem capacidade de persuasão , de negociação, características que um chefe não possui”, afirma Mariana.
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