Selic deve ter corte de mais um ponto em abril
Previsão é de que juros básicos fechem ano em 8,5%; inflação pode ficar abaixo do centro da meta
A rentabilidade de aplicações financeiras de renda fixa pode se tornar menor esta semana, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgará na quarta-feira (após o fechamento dos mercados) a nova taxa Selic da economia. Tudo porque se espera um novo corte, provavelmente de um ponto percentual, dos juros básicos, recuando a Selic a 11,25% ao ano. Esta expectativa do mercado financeiro consta do novo boletim Focus, publicação divulgada toda segunda-feira pelo BC. Analistas consultados reduziram ainda mais a Selic de dezembro, de 8,75% ao ano para 8,50% ao ano. Para o fim de 2018, a expectativa segue em 8,50% ao ano.
O corte mais acelerado da Selic tem relação direta com a estimativa cada vez menor da inflação neste ano. A projeção para inflação caiu pela quinta vez seguida, com o resultado da pesquisa desta segunda-feira. Desta vez, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi levemente ajustada de 4,10% para 4,09%. Nesse patamar, a inflação continua abaixo do centro da meta, que é 4,5%. A meta tem ainda limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2018, a estimativa passou de 4,5% para 4,46%.
Sobre a projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia (Produto Interno Bruto – PIB, soma de todas as riquezas produzidas pelo País), houve mais um recuo na estimativa- de 0,47% para 0,41% no ano. A recuperação mais forte da economia é esperada em 2018, situando-se em 2,5% ao ano.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>