O que mudou no cenário do consumo dos ovos de Páscoa?
Nos últimos anos, o comércio de ovos de Páscoa não se mostra tão satisfatório quanto antigamente. Dados do Serasa apontam que em 2016 a queda nas vendas durante a semana que antecede o feriado foi de 9,6% em relação ao ano anterior (2015), o que correspondeu ao pior desempenho em dez anos. Essa queda não é apenas em função de uma conjuntura econômica, mas também impactada por fatores demográficos e culturais.
Por outro lado, os preços dos produtos de Páscoa são extremamente altos e o que poucas pessoas sabem é que quase 40% do valor desses ovos é composto apenas por tributos. Sim, de acordo com o site “Quanto custa o Brasil”, a carga tributária é de 38,53%. Se comparado com outros alimentos, o valor fica ainda mais alto. O arroz e o feijão têm cerca de 15,34% de tributos. Frutas em média 21,78%. Batata e leite têm, respectivamente, 11,22% e 12,55%, uma das menores cargas tributárias entre os alimentos.
Sugestão de entrevistados:
Leandro Krug Batista, coordenador do MBA em Gestão do Varejo e Administração de Shopping Center da Universidade Positivo (UP). Consultor de Franchising e Gestão de Redes de Varejo e Mestre em Gestão Estratégica.
O que pode ser abordado: cenário do consumo de ovos de Páscoa. O que pode estar influenciando essa mudança no consumo dos tradicionais ovos de páscoa e fatos demográficos e culturais.
Marco Aurélio Pitta, gerente de contabilidade e tributos do Grupo Positivo, coordenador e professor de programas de MBA da Universidade Positivo (UP) nas áreas Tributária, Contabilidade e Controladoria
O que pode ser abordado: a alta carga tributária dos ovos de Páscoa e comparação com outros produtos alimentícios. O que compõe o preço dos ovos? Alternativas para economizar nesta época.
Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 58 cursos de Graduação presenciais (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 27 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, além de polos de Educação à Distância (EAD) em 22 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>