Selic esperada no ano recua ainda mais
Taxa básica deve fechar entre 8,5% e 8,75% em 2017, avaliam analistas do mercado financeiro
A redução da taxa Selic no ano foi ampliada na consulta do mercado financeiro divulgada nesta segunda-feira. A previsão é de que os juros básicos fechem o ano em 8,75%, e não mais em 9%, em virtude da desaceleração da inflação e dos sinais de fraqueza da economia. Para 2018, o recuo será mais discreto, alcançando 8,50%. Atualmente, a taxa básica de juros está em 12,25%, na sequência de dois cortes seguidos de 0,25 ponto percentual e outros dois de 0,75 ponto. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) será na próxima semana, e investidores estimam corte de um ponto percentual na Selic. No chamado Top-5 grupo que mais acerta as projeções da Pesquisa Focus do Banco Central, a expectativa é que Selic encerre este ano em 8,5%.
Houve também uma ligeira queda na inflação esperada para este ano: o IPCA, o indicador oficial da inflação medido pelo IBGE, deve fechar o ano em alta de 4,10%, ante 4,12% na pesquisa anterior. Para 2018, a variação projetada é de 4,5% no ano. A meta oficial de inflação para 2017 e 2018 é de 4,5%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Na semana passada, no Relatório Trimestral de Inflação, o BC passou a projetar a inflação ainda menor no ano: de 4%, adiantando que, em razão disso fará uma "intensificação moderada" no ritmo de corte dos juros básicos.
O acelerado corte dos juros provocará ajustes nas operações de seguros, tendo em vista a forte redução dos ganhos financeiros, em virtude da redução da Selic e, logo, dos retornos das aplicações mantidas para pagar sinistros.
Sobre a perspectiva de expansão do Produto Interno Bruto deste ano, a taxa esperada é de alta de apenas 0,47% e de 2,5% em 2018. A pesquisa Focus consulta executivos de 100 instituições financeiras.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>