Preços ao produtor têm deflação em fevereiro
Resultado do IPP, medido pelo IBGE, reforça previsão de queda mais acelerada da Selic
Mais um indicador, em queda livre, mostra o caminho facilitado para o Banco Central ampliar o corte de juros neste ano. Desta vez, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) de fevereiro, que registrou a primeira deflação desde agosto do ano passado, com queda nos preços de todas as categorias. O IPP retrocedeu 0,43% no mês passado, contrapondo-se à alta de 0,30% no mês anterior, relatou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 28.
Em 12 meses, o indicador acumula alta de 1,54%.
A categoria de bens de consumo, com 0,58%, foi a que apresentou a maior deflação, seguida pela queda de 0,36% nos preços dos bens intermediários. Já bens de capital apresentou recuo de 0,30% no mês. Por sua vez, os produtos das indústrias extrativas apresentaram queda de 5,06%.
O resultado da inflação em queda abre brecha para acelerar o ritmo de afrouxamento monetário. Desde outubro, a queda é de dois pontos percentuais desde outubro, situando-se em 12,25%. A aposta é de que a Selic tenha queda de um ponto percentual na reunião de abril. O IPCA-15 de março, prévia da inflação oficial ao consumidor, teve a menor alta mensal em mais de dois anos e meio, de 0,15%, depois de avançar 0,54% no mês anterior.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>