Empresa irá investir em ideias de colaboradores
Levantamento feito com 200 profissionais brasileiros revela que 87% dos entrevistados sentem vontade de contribuir com suas ideias nas empresas onde trabalham. Em Goiânia, após realizar um concurso de ideias, construtora se prepara para adotar soluções propostas por seus colaboradores
Incentivar novas ideias que otimizem o tempo e a qualidade dos serviços dentro da empresa. Esse é o grande objetivo do “Desafio Construção Sustentável”, um concurso interno promovido pela Dinâmica Engenharia. O projeto, que envolveu por dois meses cerca de 180 colaboradores, visou trazer inovações aos processos construtivos e administrativos da empresa, valorizando a experiência e as ideias de todos da equipe. Dividido entre as categorias profissionais da empresa - produção, administrativo e engenheiros - o concurso buscou reconhecer as duas melhores ideias de cada segmento com prêmios que vão de bicicletas a smartphones. “O bacana é que as ideias não irão ficar só no papel, serão de fato implementadas posteriormente”, explica o diretor técnico da Dinâmica Engenharia, Eugênio Carvalho.
A falta de ações internas que incentivem essa participação dos funcionários pode trazer à tona, segundo especialistas em gestão de pessoas, a acomodação e a baixa produtividade. Luciana Lima, gestora de RH da Dinâmica, explica que o intuito do concurso foi justamente seguir na direção contrária a essa trajetória. “Com o concurso os colaboradores serão instigados a ‘sair da caixinha’, pensar diferente. Desse modo, podemos inovar, motivar e tornar o dia-a-dia deles menos monótono, já que farão de forma mais ativa parte dos processos”, afirma.
Em sua visão, com a iniciativa a empresa dá demonstração de respeito e valorização na capacidade do colaborador. “Ao tirá-los da zona de conforto, a gente também estimula a autoconfiança em cada um, o que reverbera para fora do âmbito profissional”, avalia Luciana. E como já dizia Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Os ganhadores em primeiro lugar ganharam um celular, segundo uma bicicleta.
Premiados
O engenheiro da Dinâmica, Marco Antonio de Carvalho, foi quem ganhou o primeiro lugar do concurso na categoria de engenheiros. A ideia proposta por ele é uma nova forma para construção do fosso de elevadores, para que não haja desnível da parede, atrapalhando assim a montagem do equipamento. “Esse novo método iria diminuir as chances de erro na hora da instalação do elevador”, diz. Segundo ele, a ideia já deve ser implementada na próxima obra da empresa.
Já o primeiro lugar para a categoria de produção foi do eletricista Evandro Nunes de Souza. Ele conta que sempre pensou em formas de inovar na obra, e que o concurso o empolgou muito. A ideia de Nunes é adotar nos serviços de eletricistas um tipo de perna mecânica, já bastante utilizado nas obras por gesseiros e pintores. Ele explica que hoje para fazer instalações e reparos em pontos mais altos da unidade habitacional é usada a escada convencional. “Dessa forma vamos agilizar mais o trabalho e nos cansar menos”, argumenta o operário.
Pelo administrativo, uma das ganhadoras foi a técnica de segurança do trabalho Cintia Dorneles de Souza. Ela deu a ideia de colocarem na entrada das obras uma catraca eletrônica para que aqueles colaboradores ou terceirizados com algum tipo de pendência, como por exemplo, entrega de documentação para o RH ou para a Segurança do Trabalho. “Dessa forma conseguimos mais agilidade e não perdemos tempo averiguando caso a caso toda vez que alguém for alertado na entrada, ele já saberá pelo sistema qual é a pendência”, explica Cintia.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>