Networking: Consultor de carreira ensina como manter uma boa rede de contatos
Já dizia Abelardo Barbosa, o Chacrinha: “quem não se comunica se estrumbica!”. A famosa frase deve ser seguida à risca por quem pretende procurar um novo emprego ou simplesmente quer ficar atento ao que acontece no mercado de trabalho.
A prática de Networking, que é basicamente a busca e manutenção de relacionamentos que trazem benefícios mútuos, é uma ótima forma de manter contato com outros profissionais e expandir as possibilidades de negócios. Mas, manter uma boa rede de contatos vai além de acumular cartões de visitas e contatos no LinkedIn. "Nessas horas, qualidade é melhor do que quantidade. Por isso, foque atenção nas pessoas em que há potencial de relacionamento futuro, seja como empregador, parceiro de negócios, sócio ou funcionário", destaca Emerson Weslei Dias, coach e consultor de carreira.
Criar relacionamentos é algo que exige disciplina. Embora uma boa lista de contatos não caia do céu, ela pode ser cultivada aos poucos e com pequenos passos. A seguir, o especialista lista algumas estratégias para formar e manter seu networking:
Reconecte. Um ótimo primeiro passo é retomar contato com antigos colegas, seja da faculdade, de infância ou de antigos trabalhos.
Pratique. Exercitar o networking em situações rotineiras, como na fila do supermercado, no elevador ou na sala de espera do consultório é um bom treino para os mais tímidos. Inicie uma conversa informal, sem compromisso. Comece falando sobre amenidades como o tempo ou a economia em geral. Aos poucos, a prática vai se tornar mais natural e você conhecerá cada vez mais pessoas.
Participe de eventos. Frequente cursos, feiras e palestras que lhe permitam conhecer novas pessoas da sua área de interesse. Outra dica é chegar cedo no local do evento, já que quando há poucas pessoas no ambiente fica mais fácil se aproximar e conversar com mais tranquilidade.
Troque cartões de visita. Além disso, faça anotações no verso para que seja possível se lembrar das pessoas no futuro.
Utilize intermediários. Caso estabelecer o primeiro contato com alguém estranho seja uma dificuldade, uma boa tática é recorrer a um conhecido e pedir que ele te apresente.
Use as redes sociais. A internet é um ótimo recurso para fazer networking, principalmente para os mais tímidos. Mídias digitais podem ser ótimas para contatos iniciais, mas encontros presenciais são necessários de vez em quando.
Esteja bem informado. Procure estar sempre bem informado, o que inclui ler livros, revistas e jornais, ir ao teatro, cinema...
Prepare-se para as conversas. Faça pesquisas, observe bastante e seja um bom ouvinte. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso falar muito, basta fazer as perguntas certas. Dessa forma, além de demonstrar seu interesse você vai conseguir colher informações para os próximos encontros.
Cultive. Por fim, fazer networking é como um hábito que deve ser cultivado diariamente. Lembre-se: procurar as pessoas somente quando tiver necessidade não cria vínculos.
Sobre Emerson Weslei Dias
Coach e consultor de carreira, dedica-se exclusivamente à consultoria e defesa do seu método "O inédito viável". Possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. É diretor de Liderança e Gestão de Pessoas da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>