Tese de mestrado de diretor do Sincor-MT trata das relações entre seguros e economia brasileira
Ao longo de dois anos de estudos, o Corretor de Seguros e Administrador de Empresas, Edson Trombine Leite Junior, finalizou sua dissertação de Mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional, realizado na Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso, e apresentou-a obtendo aprovação da banca examinadora.
Tendo como tema “Relações entre Seguro e Crescimento Econômico Brasileiro – um enfoque econométrico no período de 2003 a 2015” o estudo teve como objetivo investigar a existência de relação entre o PIB Brasileiro e a demanda pelo produto denominado Seguro – explicou Trombine. Ele teve como orientador o professor doutor Guilherme Jacob Miqueleto.
Para realizar seu trabalho científico, Trombine, que é Diretor Tesoureiro do Sindicato dos Corretores de Seguros de Mato Grosso (Sincor-MT), ele analisou, no período que compreende janeiro/2003 a dezembro/2015, a relação entre o produto “Seguro” e seu significado para a sociedade e o crescimento econômico brasileiro.
Edson Trombine introduz sua dissertação a partir da realidade histórica da humanidade que sempre demonstrou preocupações quanto à necessidade de proteção contra o perigo, incerteza quanto ao futuro e possibilidade de perdas materiais.
É nesse contexto que surge o Seguro, um produto que foi criado com o intuito de proteger o ser humano contra perdas financeiras, ou, pelo menos, que minimize as preocupações humanas nesse sentido.
O trabalho de pesquisa e comparação de resultados de Trombine foi alavancado através de dados secundários, disponibilizados pelo IBGE (PIB) e pela SUSEP (arrecadação de prêmios).
A relação de demanda (seguro) e produção (PIB) foi analisada através do enfoque econométrico, sendo utilizada para isso a metodologia de Auto-Regressão Vetorial (VAR). E os resultados apresentados foram surpreendentes comprovando a existência de relação direta entre os dados analisados. Ou seja, toda e qualquer alteração no produto Seguro interfere diretamente na variação do PIB Brasileiro. Da mesma forma, toda alteração nos números do PIB acarreta diretamente na arrecadação de Seguros.
A dissertação foi defendida em outubro/2016 e, desde então, está à disposição de todos aqueles que se interessarem pelo assunto, seja por mera curiosidade, seja pela continuidade dos estudos nessa temática.
“Acredito que meu trabalho é um campo interessante para o mercado de seguros e para todos os setores da economia. Estudos mais detalhados e aprofundados nessa área podem refletir em resultados benéficos para a sociedade”, esclareceu Trombine.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>