Índice Nacional De Satisfação Do Consumidor Fecha Janeiro Em Leve Alta De 0,6pp Seguradoras Registram Aumento De 3,8pp, O Maior Do Mês
Medido pela ESPM, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) fechou janeiro em leve alta de 0,6pp, passando de 54,9% em dezembro para 55,5%. Dos 23 setores pesquisados, 15 apresentaram aumento na avaliação, como foi o caso dos supermercados (+ 0,5pp), eletroeletrônicos (+ 0,3pp), indústria digital (+ 0,1pp), personal care (+ 0,6pp), bebidas (+_ 2,5pp), indústria alimentícia (+ 1,1pp), bancos (+ 1,2pp), seguradoras (+ 3,8pp), comunicações (+ 2,7pp), hospitais e laboratórios (+ 2,5pp), indústria farmacêutica (+ 1,5pp), convênios médicos (+ 1,3pp), saneamento básico (+ 2,4pp), gás (+ 0,9pp) e construtoras (+ 0,6pp).
Os demais segmentos analisados pelo INSC registraram queda na satisfação dos consumidores, como as lojas de departamento (- 3,1pp), vestuário (-4,6pp), drogarias (- 0,4pp), indústria automobilística (- 1,1pp), bens de consumo (- 4,8pp), aviação (- 1,4pp), transportes metropolitanos (- 2,8pp) e energia elétrica (- 1,2pp).
Em janeiro, as seguradoras apresentaram a maior alta do período – 3,8pp -, passando de 72,2% no último mês do ano passado para 76%. O INSC aponta como razões o desempenho de um dos quatro players do setor, cujas boas notícias – conquista de um prêmio e o anúncio de um patrocínio – geram buzz positivo na internet. Os bancos também mostraram aumento na satisfação de seus clientes – em dezembro atingiu 40,6% e fechou janeiro com 41,8%. O resultado se deveu a uma única instituição financeira, cujo lucro líquido aumentou no ano passado e ao fato de este banco ter decidido oferecer aos clientes crédito atrelado ao saque das contas inativas do FGTS.
Primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o INSC mede mensalmente o que pensam os consumidores de produtos e serviços de 92 empresas de 23 setores da economia.
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