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A Indústria está encurtando o caminho até o consumidor final

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eliane Tanaka
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A Indústria está encurtando o caminho até o consumidor final

O novo perfil de consumidores brasileiro não é mais formado por pessoas fiéis a determinadas lojas. O novo consumidor pesquisa on-line para garantir o melhor custo benefício e ter acesso às melhores ofertas. Prova disso é que, segundo dados do Google, o número de acessos a sites de comparação de preços cresceu 60% apenas em 2016.

A busca pelo melhor preço abre espaço para que as indústrias entrem na briga pelos consumidores finais. Oferecendo diferentes benefícios ao comprador, as fabricantes podem conseguir destaque e fugir da concorrência.

Os consumidores costumam confiar nas marcas mais tradicionais, acreditando na sua qualidade e reputação. Uma marca que consiga sozinha atrair clientes para um e-commerce ou para um ponto de vendas off-line, certamente será capaz de atrair a atenção para uma experiência de compra só sua. Com mais produtos, opções mais selecionadas e preços competitivos, as lojas de fabricantes conseguem criar uma experiência única para seus compradores. Mais do que em uma loja de varejo, é possível criar um clube de compras para consumidores selecionados, que se sentirão especiais e comprarão mais vezes. Hoje, a experiência de compra muitas vezes é mais valorizada do que um preço baixo.

Vendendo diretamente para os consumidores finais, as indústrias podem ter uma série de vantagens. Além da melhoria na qualidade do relacionamento com o cliente, a indústria consegue uma grande diminuição de gastos com impostos, comissões e custos logísticos.

O fortalecimento da marca é um benefício essencial para o crescimento da sua empresa. A fábrica pode investir, com sua equipe de Marketing, em um site completo, com vídeos, depoimentos e todos os detalhes possíveis sobre o produto em questão. Nas redes sociais, ele pode criar histórias que, através da interação com o público, possam contar porque aquele produto é essencial. No off-line, é possível investir em lojas conceito, com todos os modelos daquele produto e vendedores altamente especializados, prontos para oferecer a melhor solução. Dessa forma, mesmo que a compra não ocorra com a loja física, esse momento será determinante para a compra on-line. Prova disso é que 82% dos usuários afirmam, em pesquisa realizada pelo Google, já ter utilizado o smartphone dentro de lojas físicas para decidir se realizaria ou não a sua compra.

Os consumidores confiam nas marcas mais tradicionais, por isso muitas vezes optam por comprar diretamente da fabricante ao invés de um varejista. Como vantagens, são apontados os preços mais competitivos e a maior segurança na entrega e no pós-atendimento. Para eles, uma marca grande, com grande tradição no mercado, não iria apresentar problemas que pudessem comprometer sua reputação.

Já existem softwares e aplicativos capazes de ajudar os fabricantes a trilhar esse novo caminho. Um exemplo interessante é o app mobile que emite notas fiscais. A solução não exige uma grande infraestrutura e permite a venda de porta em porta, com a emissão da nota fiscal em qualquer lugar.

Esse tipo de ação aproxima o consumidor da marca fabricante, além de ampliar exponencialmente a capilarização de seus produtos. Além disso, com a marca chegando diretamente para a porta do consumidor, ela passa a fazer parte do dia a dia daquele comprador, criando uma experiência que aproxima ainda mais indústria e consumidor.

Encurtar o caminho entre a indústria e o consumidor final representa uma grande mudança nas vendas. As pessoas confiam cada vez mais na qualidade dos produtos e na pontualidade dos processos, por isso ser um grande nome e, ao mesmo tempo, ser acessível ao consumidor é garantir de um lugar cativo na mente das pessoas.

*Por Luciano Sandoval, diretor de Marketing da MC1 - multinacional brasileira com foco em processos e inteligência de negócios utilizando a mobilidade como plataforma tecnológica. Presente em mais de 20 países com soluções de gestão de equipes de campo para vendas, trade marketing e serviços.


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