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Loyalty Marketing: conheça as principais tendências para 2017

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Lóssio
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Inteligência artificial, chatbots, gamificação e Big Data, por exemplo, são estratégias em alta nas ações para gerar engajamento, promover incentivos e estimular a fidelização.

“O investimento na estruturação do Big Data é uma tendência que continua em alta. A experiência do cliente é outro componente importante para garantir o engajamento em programas de relacionamento, incentivo e fidelização.Local: Florianópolis, SC

Se antes recursos como a Inteligência Artificial eram apenas promessas, hoje a aplicação dessas inovações em vários segmentos de negócio já é uma realidade. A cada ano, novidades surgem no mercado e não seria diferente nas ações de marketing de relacionamento.

Em recente pesquisa, o Gartner apontou quais serão as tendências para a área de Tecnologia da Informação em 2017. O instituto prevê que as soluções digitais desenvolvidas para gerar interatividade entre usuários irão integrar uma ou mais de cinco tendências tecnológicas nos próximos anos: sistemas de informação inteligentes, recursos para melhorar a experiência do cliente - como chatbots e estratégias de gamificação -, investimento em análise e inteligência de dados associados ao Big Data, Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) e os ecossistemas comerciais. Algumas delas já são aplicadas em programas de Loyalty Marketing e continuarão a avançar em 2017.

1. Big Data

O investimento na estruturação do Big Data é uma tendência que continua em alta. Especializada em TI, a consultoria londrina Ovum divulgou um estudo recente no qual afirma que esse mercado irá crescer e atingir a cifra de US$ 9,4 bilhões até 2020. Em 2016 os investimentos na área alcançaram a marca dos US$ 1,7 bilhão.

E por que a adoção do Big Data é importante? As informações geradas com o apoio desse recurso são fundamentais para gestores e diretores no planejamento de ações para promover a interatividade e permitir um real engajamento nas empresas. Uma boa base de dados aumenta a inteligência de mercado do negócio, além de também influenciar seu market share. No caso das plataformas digitais para gestão de Loyalty Marketing, capturar uma série de informações dos participantes de programas de relacionamento. Essa rica base de dados facilita a estruturação do Big Data e fornece insumos preciosos para a área de business intelligence.

2. Gamification

A experiência do cliente é outro componente importante para garantir o engajamento em programas de relacionamento, incentivo e fidelização. E a interatividade com o usuário pode ser maximizada por meio de estratégias de gamificação, tendência que continua em alta de acordo com a Forbes.

Também conhecido como gamification, o uso desse conceito envolve mecânicas de jogos para engajar pessoas. Funciona com a aplicação de desafios e a premiação daqueles que obtêm melhor desempenho nas atividades. O uso de placares de líderes, para incentivar o sentimento de conquista e a competição saudável entre os usuários, também é um recurso muito usado. A Valuenet Incentive Solutions, especializada no desenvolvimento de programas de incentivo e fidelização, já utiliza o conceito em suas soluções digitais.

3. Chatbots

O uso de inteligência artificial por meio do chatbot (ou chatterbot), por exemplo, é uma inovação no atendimento a clientes. A conversa entre usuário e máquina flui com um diferencial importante: uma linguagem intuitiva e informal, menos fria ou formal. Esse exemplo já é aplicado por bancos que buscam promover uma experiência 100% digital aos seus clientes. Uma parte do serviço de atendimento ao consumidor é realizado por intermédio de um chatbot conectado ao Messenger do Facebook. O robô tira dúvidas sobre saldos, pagamentos, alteração de dados cadastrais, informações sobre a conta corrente, fundos de investimento, etc.

No caso do uso desse recurso em programas de incentivo, é possível usar os chatbots para realizar atendimento ao público dentro do portal do programa, na resolução de problemas, auxiliar o participante sanando dúvidas sobre as regras de pontuação e ajudar no momento do resgate de prêmios em parceiros, como apoio de catálogos online, por exemplo.

4. Tendências contribuem com o Frictionless Loyalty

Essas propostas servem não só para adquirir clientes, como reter os já fidelizados. Neste último caso, as soluções digitais são desenvolvidas com foco na redução de atrito, durante a gestão de relacionamento com o público. É possível, portanto, promover o Frictionless Loyalty, ou seja, simplificar o atendimento ao público, reduzindo atritos na promoção de produtos e serviços.

Outras tendências para o Loyalty Marketing podem ser conferidas em um whitepaper sobre o assunto, lançado recentemente pelo site Tudo Sobre Incentivos, especializado em dicas, tendências e cases de gestão de programas de incentivos e de relacionamento: http://materiais.tudosobreincentivos.com.br/loyalty-marketing-tendencias

Sobre a Valuenet Incentive Solutions
Com mais de 13 anos de experiência em gestão de relacionamento com clientes, a Valuenet Incentive Solutions desenvolve soluções completas em relacionamento e incentivos para grandes empresas. Possui três escritórios, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Site: www.valuenet.com.br.


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