Crescimento, transformação e novas fronteiras
Confira artigo de autoria de Marco Antônio Gonçalves, presidente do Fórum Mário Petrelli e do Conselho Consultivo da MAG Seguros
2025 começou com sinais claros de que o setor de seguros brasileiro está vivendo um novo ciclo de crescimento e transformação. Dados, inovação, inclusão e sustentabilidade formam o eixo dessa nova fase que impulsiona o setor rumo a um futuro mais digital, transparente e conectado com a sociedade.
Nos dois primeiros meses do ano, o mercado arrecadou R$ 70,77 bilhões — um crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2024. Ainda mais relevante: R$ 44,67 bilhões retornaram à sociedade em forma de indenizações, benefícios e resgates, segundo dados da Susep.
Esse movimento comprova o papel fundamental do seguro como instrumento de proteção e continuidade econômica, tanto para famílias quanto para empresas.
A digitalização continua a remodelar o setor. Inteligência artificial, big data e seguros sob demanda (como os modelos “pay-per-use”) estão se consolidando como soluções práticas e eficazes para perfis de consumidores cada vez mais exigentes.
Neste contexto, o Open Insurance avança como um divisor de águas. Ao permitir o compartilhamento de dados (com autorização do cliente), ele estimula a concorrência, amplia a personalização e traz mais clareza sobre preços e coberturas. Para o corretor, abre-se um novo leque de oportunidades para oferecer soluções sob medida.
Outro marco importante de 2025 é a preparação para a entrada em vigor da Lei nº 14.040/2024, prevista para dezembro. Ela moderniza os contratos de seguro com 134 artigos que trazem mais transparência, equilíbrio e segurança jurídica às relações entre seguradoras, corretores e consumidores.
Em um cenário de desafios econômicos e sociais, o seguro segue se afirmando como um pilar de estabilidade e desenvolvimento. Com crescimento consistente, inovação tecnológica, novos marcos regulatórios e uma visão cada vez mais inclusiva, o setor se posiciona como um dos grandes protagonistas da economia brasileira em 2025.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário