Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como não cair na malha fiscal: 5 dicas para pequenas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rômulo Pontes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Lohaine Batista, especialista em Gestão Tributária e sócia no Grupo SOUZAMAAS

Cair na malha fiscal pode ser um grande problema para pequenas empresas, resultando em multas, restrições e, até mesmo, em problemas jurídicos. Para evitar dores de cabeça, é essencial manter uma boa organização financeira e seguir algumas práticas contábeis fundamentais. Aqui estão cinco dicas para manter sua empresa longe da malha fiscal:

1. Manter os registros contábeis organizados e atualizados é essencial. Registrar todas as receitas, despesas e impostos pagos garante que sua empresa esteja em conformidade com a legislação. A contabilidade da empresa entrega diversas obrigações acessórias (DCTF, ECF, SPED Contábil) sobre os dados da empresa, o Fisco pode cruzar esses dados e verificar se as receitas e despesas batem com os lançamentos contábeis.

2. Um dos principais motivos que levam empresas à malha fiscal são divergências entre as informações prestadas à Receita Federal. Certifique-se de que os dados declarados no Simples Nacional, notas fiscais e movimentações bancárias estejam alinhados e sem inconsistências. Por exemplo, se o Fisco identificar que a declaração dos recebimentos no cartão de crédito não bate com o relatório do PGDAS-D (Simples Nacional), a empresa será notificada a prestar esclarecimentos.

3. A Receita Federal cruza dados de vendas e receitas declaradas. Não emitir notas fiscais pode gerar suspeitas e levar a autuações. Além disso, lembre-se de que o uso correto do CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) é essencial para evitar irregularidades. Os dados das notas fiscais eletrônicas são comparados com os valores declarados no PGDAS-D, na EFD-ICMS/IPI ou EFD-Contribuições, dependendo do regime tributário. Diferenças nesses valores podem indicar sonegação.

4. Empresários que não fazem retiradas de pró-labore e apenas distribuem lucros sem considerar a realidade financeira da empresa podem levantar suspeitas. O ideal é equilibrar essas retiradas e garantir que a empresa tenha lucros suficientes para justificar a distribuição. A Receita cruza os valores informados na DIRF, ECF, Defis com a contabilidade. Se não houver pró-labore declarado e, mesmo assim, houver distribuição de lucros em uma empresa sem lucro contábil apurado, isso pode ser considerado tentativa de disfarce de remuneração.

5. Misturar despesas pessoais com as da empresa pode levantar suspeitas e comprometer a integridade da pessoa jurídica. Mantenha contas bancárias separadas e registre corretamente todos os fluxos de entrada e saída de dinheiro. Caso haja confusão entre os patrimônios, a Receita Federal pode aplicar a teoria da desconsideração da personalidade jurídica, prevista no art. 50 do Código Civil, responsabilizando diretamente os sócios pelos débitos tributários da empresa. O fisco também pode perceber movimentações financeiras elevadas na conta da empresa que não estão compatíveis com o faturamento declarado e investigar possíveis omissões de receitas.

Manter-se longe da malha fiscal exige disciplina e um bom planejamento financeiro. Seguindo essas cinco dicas, sua pequena empresa pode operar com mais segurança e evitar problemas com o Fisco.

Sobre a SOUZAMAAS:

A SOUZAMAAS é uma empresa especializada em soluções empresariais, que conta com mais de 20 anos de atuação no mercado em Consultoria Empresarial, BPO (Business Process Outsourcing) e Tecnologia.

A empresa oferece suporte estratégico em áreas como finanças corporativas, controles internos e assessoria de M&A (Fusões e Aquisições), além de serviços regulatórios, alocação de profissionais e desenvolvimento tecnológico. Os principais valores se baseiam em 4 pilares: Integridade, Comprometimento, Pensamento Crítico e Transparência.

Busca otimizar o desempenho e a lucratividade dos seus clientes por meio de soluções inovadoras e integradas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: