Onboarding personalizado impulsiona a retenção de talentos
André Dib (VP de Estratégia), Leonardo Barros (CEO) e Giovanni La Porta (cofundador) comandam a Framework Digital, companhia que desenvolve soluções inovadoras - Crédito: Divulgação
Processo de integração de novos colaboradores traz mais satisfação e aumenta os níveis de produtividade
Segundo um estudo realizado pela Sociedade para a Gestão de Recursos Humanos (Society for Human Resource Management - SHRM), empresas que investem em um bom processo de integração podem aumentar a retenção de funcionários em até 82%. Além disso, uma pesquisa realizada pela Glassdoor revelou que as empresas com um bom processo de onboarding têm 70% de seus funcionários mais satisfeitos no trabalho, refletindo em níveis mais altos de produtividade e engajamento.
“Frente ao nosso modelo de negócio, o onboarding presencial, remoto e híbrido são conduzidos de forma simultânea. Recebemos nosso colaborador em nossa sede e preparamos o ambiente de apresentação que contemple tanto presencial quanto remoto.” Com o avanço das tecnologias e o crescimento do trabalho remoto, as organizações passaram a adotar formas mais eficazes e personalizadas para esse processo, diz Marina Camilo, Business Partner da Framework.
“O onboarding é um passo essencial na jornada de integração do colaborador. É neste momento que iniciamos o processo de absorção da cultura, missão e valores da empresa. Quando realizado de forma eficaz, ele ajuda a criar um vínculo forte entre o colaborador e a empresa, este determinante para a construção de uma boa jornada e também para a retenção de talentos” relata Marina Camilo, Business Partner da Framework.
Integração abrangente e multifacetada
O primeiro dia de onboarding é planejado três dias úteis antes da entrada do novo colaborador com dois momentos de integração: um conduzido pela equipe de Pessoas e Cultura e outro pela Liderança, acompanhando a trajetória com o objetivo de estreitar laços desde o início e permitir ao colaborador se sentir parte da equipe e cultura da empresa.
Durante os primeiros 80 dias, o colaborador entra no Programa DNA, conduzido pelo time de Business Partner, onde passa por cinco processos:
- Assessment de perfil: Na primeira semana, com o objetivo de promover o autoconhecimento e desenvolvimento, o time de psicólogas apresenta o resultado do teste psicológico aplicado no processo seletivo.
- Framework de acolhimento: Com duas semanas, há um bate-papo com a BP responsável pelo colaborador para compreender as impressões iniciais, além de avaliar o seu acolhimento e esclarecer possíveis dúvidas em relação aos processos, benefícios e etc.
- Primeiro feedback: Após 40 dias, o colaborador passa pelo primeiro feedback, conduzido pela liderança junto a BP, para ouvir as percepções da atuação inicial do colaborador, avaliando desempenho, engajamento e desafios iniciais.
- Framework de integração: Este momento ocorre após 60 dias e aborda termos relacionados aos valores da empresa para mapear o colaborador aos processos de cultura e atividades.
- Feedback: Por fim, após 80 dias, acontece um segundo feedback com mais detalhes sobre o desempenho do colaborador, conduzido pelas mesmas pessoas do primeiro feedback.
Após completarem o Programa DNA, o processo fica registrado na plataforma de gestão de pessoas, os colaboradores recebem um NPS para avaliarem o processo de integração inicial e passam a serem acompanhados trimestralmente. O NPS serve para medir a eficácia do processo de integração inicial, bem como atuar em melhorias para um acompanhamento assertivo e humanizado.
Ferramentas de utilização
A empresa utiliza ferramentas como o Google Workspace (e-mail corporativo, Google Agenda e Google Meet) visando uma comunicação fluida, com o objetivo de monitorar a integração de forma eficaz, enquanto a plataforma Qulture.Rocks permite uma gestão eficiente do desenvolvimento de cada colaborador, oferecendo um acompanhamento contínuo e detalhado da jornada de integração.
Segundo Marina, o sucesso do processo de onboarding é constantemente monitorado através de métricas como o NPS da jornada de integração e feedbacks contínuos dos novos colaboradores. Com base nos dados coletados, a empresa adota um ciclo de melhoria contínua e espera, neste ano, planejar novas melhorias para tornar o processo ainda mais dinâmico e centrado no colaborador sem perder a excelência nas práticas já implementadas.
Sobre a Framework: A Framework Digital é uma empresa líder em transformação digital, dedicada a oferecer soluções inovadoras e personalizadas para empresas de todos os tamanhos em todo o mundo. Fundada em 2009, a Framework Digital conta com mais de 500 colaboradores e impulsiona o sucesso de seus clientes promovendo o avanço da transformação digital em escala global.
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