Especialista reforça que o uso de IA e a maior qualificação das conexões irá ditar o futuro do networking e relações no mundo corporativo
Com essas mudanças no setor de tecnologia e nas relações humanas, a CEO do grupo Future Is Now destaca os principais desafios e oportunidades do ramo
Com a tecnologia, o mercado exige novos sistemas de relacionamento, agora, impactados pelo uso de inteligência artificial e análise de dados. Segundo o estudo “Conexão do Futuro – Tendências de Socialização em 2030”, realizado pela Sensorama Design, é fundamental que as empresas e C-Levels entendam as novas dinâmicas de criação de conexões e se preparem para mundos mais conectados, colaborativos, imersivos e interativos. Entretanto, mesmo com a tendência, dados do Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos (IDCE) abordam que o bom relacionamento profissional é uma fraqueza no mercado brasileiro já que, de acordo com o levantamento, os trabalhadores não usam o networking de modo eficiente.
E é pensando em mudar esse cenário que Laís Macedo, Fundadora e Presidente do Future Is Now, grupo de networking destinado a líderes que protagonizam a nova economia, reforça a importância de investir em três pontos: o uso de IA, o foco na qualidade dos contatos e as conexões verdadeiras. “O que nos trouxe até aqui como sociedade e mercado não nos levará adiante. Para avançar, precisamos de novas abordagens e lideranças inclusivas. O futuro é colaborativo,, agregativo, influente e plural. Essa é a nova economia e é esse conceito que propagamos aqui no Future Is Now”, afirma Macedo.
A especialista ressalta que, em um mundo acelerado, a capacidade de estar verdadeiramente presente se torna um diferencial competitivo no mercado. Por isso, para ela, nos próximos anos, é necessário estar onde faz mais sentido e se dedicar 100% para aquele momento e conexão. Além disso, Laís Macedo destaca a importância do uso de tecnologia para impulsionar as trocas. “Nós podemos usar a inteligência artificial de várias formas. Ela já pode fazer um mapeamento de contatos, sugerir conexões estratégicas e até criar mensagens personalizadas. Entretanto, a tecnologia ainda não sente, não emociona e não cria laços reais. Em um mundo onde os algoritmos dominam as interações, a grande diferença será justamente aquilo que ela não pode replicar: a autenticidade e a capacidade de gerar confiança”, reforça Laís.
Além disso, Macedo aponta que, apesar de ajudar em partes mais manuais e automáticas, a tecnologia não substitui o que realmente cria conexões profundas: os seres humanos. Por isso, para ela, é importante utilizar os benefícios da IA, mas não excluir a parte verdadeira da conexão pessoal. “Presença não é só física. É mental e emocional. É ouvir com atenção, sem estar preocupado em como vai responder. É demonstrar interesse real. É trocar sem pressa. Porque, no final, o networking não é sobre quem você conhece. É sobre quem lembra de você quando realmente importa. E isso, nenhuma IA pode replicar”, finaliza.
A especialista finaliza refletindo sobre a importância de pensar na qualidade da comunicação. “Não adianta fazer 30 envios de convites no LinkedIn em um único dia sem nem olhar o 360 de cada perfil. A estratégia, que seguirá sendo a mais certeira nos próximos anos, é escolher aqueles que mais fazem sentido com o seu negócio e investir na imersão dessas conexões”, completa a Presidente.
Sobre o Future Is Now (FIN)
O Future Is Now (FIN) é um hub de networking destinado a líderes que protagonizam a nova economia. São CEOs, fundadores e formadores de opinião dispostos a contribuir para o crescimento e fortalecimento do ecossistema empresarial e o desenvolvimento econômico e social do País. Na plataforma de relacionamento, o grupo tem acesso a ferramentas em ambiente online e offline, como calendário de eventos, concierge de relacionamento, clube de benefícios e acesso a grupos de whatsapp temáticos. O grupo foi fundado e é presidido pela empresária Laís Macedo, palestrante e assessora de projetos dentro da temática "o poder do networking".
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário