Adiamento da NR-1 não é folga para as empresas
Patricia Barboza - Divulgação/CGM Advogados
Para advogada trabalhista do CGM Advogados, organizações devem se comprometer com ambientes de trabalho mentalmente seguros
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) deve anunciar o adiamento da vigência da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece diretrizes para a gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Desde a semana passadas, reuniões com entidades de classe e sindicatos já indicavam esse caminho.
De acordo com Patricia Barboza, sócia-fundadora e head da área trabalhista do CGM Advogados, o adiamento dá mais tempo para as empresas se adaptarem, mas não reduz a urgência do tema.
"O adiamento, caso se confirme, é positivo. Mas vale reforçar que o novo cronograma não muda a natureza do desafio: ambientes de trabalho precisam ser mentalmente seguros, e isso exige mais do que boas intenções. Do ponto de vista estratégico, as empresas que tratarem o novo prazo como ‘folga’ perderão tempo. É hora de sair da lógica do mero cumprimento das normas para entrar na lógica da transformação”, afirma.
O adiamento serve para o governo publicar as diretrizes detalhadas de aplicação e fiscalização da NR-1 no que diz respeito a avaliação e gestão de riscos psicossociais, que incluem estresse crônico, assédio e burnout.
“Por enquanto, cada empresa está fazendo do seu jeito – mas já temos orientado os clientes sobre as melhores práticas que devem vir por aí. Uma dica de ouro que costumamos dar é: tem que treinar a gestão. O trabalho do gestor, mais do que cobrar metas, de ser babá de adulto, é inspirar as pessoas. É ser o ponto de apoio e a alavanca para as pessoas serem a melhor versão delas no ambiente de trabalho. ", destaca Patricia.
A advogada está à disposição para entrevistas
Sobre o CGM Advogados
Com mais de dez anos de atuação e um grupo de sócios que está junto há mais de 20 anos, o CGM Advogados é um escritório de advocacia full service, com expertise nas mais diversas áreas do Direito Empresarial. Atendendo a mais de 900 clientes atualmente, o CGM Advogados representa nomes como Syngenta Seeds, Maersk, Idea Zarvos, CVC Corp, Citibank, Cielo e Grupo Volkswagen.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário