AWS reúne líderes para debater o futuro do setor de seguros
A Amazon Web Services (AWS) realizou, na última terça-feira (15), a segunda edição do Fórum de Seguros AWS, evento que reúne as principais lideranças de negócios e tecnologia do setor para aprofundar discussões sobre as transformações em curso no mercado. A ocasião aconteceu no escritório da AWS, em São Paulo (SP).
Nesta edição, quatro temas centrais estarão em destaque: as principais tendências para 2025 e as prioridades de TI; os aprendizados obtidos no último ITC Vegas (maior evento de inovação em seguros do mundo); aplicações práticas da IA Generativa no setor segurador; e os novos benefícios da modernização via nuvem para empresas do ramo.
Ana Cláudia Safar, diretora comercial na AWS, destacou que o momento foi muito rico. “Foram mais de quatro horas de conteúdo, uma troca muito importante enquanto ouvimos falas e pedidos de alguns clientes. Esperamos promover novos encontros como esse e fortalecer o networking entre nossos clientes”, disse ela.
Receber clientes e parceiros durante o Fórum de Seguros 2025 foi uma honra para Rodrigo Paulo, responsável pelo Setor de Serviços Financeiros, Contas Corporativas na Amazon Web Services (AWS). “Nosso grande objetivo foi fomentar a troca de experiências entre os clientes, parceiros e ecossistema para que a gente possa construir soluções melhores, entregar mais valor às áreas de negócio e, consequentemente, para os clientes de seguros”, relata.
Para enriquecer o debate, a AWS reuniu nomes de peso do mercado, como Ricardo Alem, head de GenAI & ML da AWS para a América Latina; Lourival Luz, head de TI e Engenharia da Plataforma Bradesco Seguros; Gustavo Leança, diretor de seguros da Capgemini Brasil; Fabio Sarrico, analista sênior da consultoria Celent; e Paulo C. Pissard, executivo de seguros da GFT Tecnologia.
Fábio Sarrico, analista sênior da consultoria Celent, empresa de pesquisa e consultoria para o setor financeiro, conta que foi a segunda vez em que participou do Fórum de Seguros da AWS e comentou sobre a participação. “Tive a oportunidade de apresentar os resultados de uma pesquisa que fazemos há mais de dez anos para entender as prioridades de negócios e como estão alinhadas com os investimentos em tecnologia para o setor de seguros”, explica. Quanto ao debate, Sarrico acredita que a troca é muito importante e a audiência qualificada presente enriquece ainda mais o diálogo.
Diretor de soluções para seguros na Capgemini Brasil, Gustavo Leança parabenizou a AWS pelo evento, citando que foi de “altíssima qualidade, com um público muito bom, seja do ponto de vista de quantidade como de qualidade”. Ainda de acordo com Leança, a ocasião possibilitou uma visão mais ampla do mercado, trazendo as principais tendências, insights do evento ITC 2024 e as inovações tecnológicas: “O evento focou muito na questão da IA, hoje ela suporta processos de atendimento ao cliente, como hiper personalização, predição, prevenção, suporte ao corretor, melhora na operação, ou seja, uma visão resumida, mas ampla do setor”.
IA Generativa também foi um assunto explorado pelos apresentadores, especialmente por Ricardo Alem, head de GenAI & ML da AWS para a América Latina. Ao longo da palestra, o executivo detalhou a criação de produtos e serviços responsáveis com o uso de dados dos clientes para terem respostas mais consistentes. Além disso, também comentou como a IA Generativa pode ser usada em momentos de otimização operacional, de destravar processos que precisam de escala.
“Gosto muito de destacar que a escala quebra todos os processos e todos os modelos que a gente tem. A IA Generativa veio para resolver, mas trouxe um desafio de como implantar isso no dia a dia e como construir esses produtos mantendo o nosso DNA da empresa e do mercado e do setor”, pontua.
Eduardo Torres, Arquiteto de Negócios Especialista em Domínio do Itaú, também marcou presença na segunda edição do Fórum de Seguros AWS. Abordando sobre seguros, tendências de tecnologia, transformação digital e uso de tecnologias, como IA e IA Generativa, Torres acredita que a experiência foi muito bacana.
“Foi bem interessante acompanhar e ver a evolução que acontece praticamente a cada seis meses. O setor de seguros tem um alto potencial de se beneficiar a respeito disso: no uso de documentações eletrônicas, nas transações inteligentes com o cliente, que vale tanto para tradicionais como Bancassurance e no uso de soluções Embedded para o cliente pagar mais barato, ter cobertura melhor e uma série de benefícios cross para as empresas”, concluiu Torres.
Com uma agenda voltada à inovação e à colaboração entre líderes do setor, o Fórum de Seguros AWS fomentou conexões estratégicas e apresentou novas soluções tecnológicas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro dos seguros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário