O futuro do trabalho: empresas equilibram flexibilidade e colaboração presencial
Modelos híbridos e 100% remotos desafiam corporações a preservar cultura organizacional e engajamento dos colaboradores
A transição entre os modelos de trabalho presencial e remoto segue como um dos grandes desafios corporativos nos últimos anos. Embora o trabalho remoto tenha surgido como uma necessidade impulsionada pela pandemia de COVID-19, sua continuidade em 2025 está sendo moldada por um cenário dinâmico. Algumas empresas têm adotado modelos híbridos ou flexíveis de maneira permanente, enquanto outras estão voltando ao trabalho presencial por razões relacionadas à produtividade, integração de equipes e preservação da cultura organizacional.
De acordo com dados da KPMG (2024), cerca de 61,82% das empresas no Brasil aderiram permanentemente a modelos híbridos ou flexíveis. No entanto, 80% delas ainda planejam um retorno completo ao presencial, justificando que a interação face a face é essencial para o desenvolvimento profissional e fortalecimento da cultura organizacional.
Para equilibrar flexibilidade e colaboração, algumas empresas têm inovado na gestão de suas equipes. A Nearsure, parceiro estratégico de empresas norte-americanas para soluções de TI, adotou um modelo 100% remoto sem abrir mão do engajamento dos colaboradores. Em 2024, a companhia monitorou a satisfação de seus funcionários por meio do eNPS (Employee Net Promoter Score) e do eSAT (Employee Satisfaction), registrando um aumento de 49 para 58 no eNPS global. No Brasil, esse índice chegou a 86%.
Uma das estratégias adotadas foi o programa "Together on Tour" (TOT), que promove encontros presenciais em cidades de diferentes países onde a Nearsure está presente, com o objetivo de fortalecer laços entre os times. Em 2024, quando o projeto ainda se chamava “Meets and Link”, mais de 60% dos colaboradores participaram dessas reuniões em cidades como São Paulo, Buenos Aires, Lima e Montevidéu. Neste ano, sobre a estrutura do TOT, o projeto foi expandido para mais países, como Peru, Costa Rica e República Dominicana, com o intuito de ampliar a mais funcionários a oportunidade de participar do programa e assim reforçar um ambiente baseado em autonomia, confiança e responsabilidade.
Outras companhias também experimentam abordagens diferentes. O Spotify, por exemplo, permite que seus colaboradores trabalhem de qualquer lugar do mundo e investe em programas de suporte para garantir bem-estar e produtividade. Por outro lado, algumas organizações defendem que a falta de interação física pode prejudicar a criatividade e o espírito de equipe.
Empresas como Microsoft, Google e Amazon optaram por reforçar o trabalho presencial. A Microsoft e o Google adotaram um modelo híbrido, enquanto a Amazon determinou a presença de seus funcionários corporativos no escritório cinco dias por semana.
No setor público, o retorno ao presencial também gera debates. A Petrobras ampliou o trabalho no escritório de dois para três dias por semana e teve essa medida criticada por sindicatos devido à falta de diálogo na decisão.
Esses exemplos refletem como o equilíbrio entre a flexibilidade e a colaboração presencial é uma das maiores problemáticas enfrentadas e reforçam a resistência à perda de flexibilidade. Segundo a 24ª edição do “Índice de Confiança Robert Half” (ICRH), 76% dos profissionais preferem um modelo híbrido. Empresas que reconhecem essa tendência buscam soluções para manter a conexão entre equipes, como o Nubank, que implementou o "Nu Way of Working", alternando sete semanas de trabalho remoto com uma semana presencial.
Para o futuro, especialistas indicam que a sustentação dos modelos flexíveis depende de estratégias que preservem a cultura corporativa e mantenham altos níveis de satisfação. Empresas como a Nearsure planejam expandir o uso de People Analytics para medir o impacto das políticas de trabalho e refinar suas estratégias. A companhia pretende avançar ainda mais o foco na experiência do colaborador, com metas de aumentar seu eNPS para 71% e alcançar um eSAT de 86% em 2025.
"Temos o compromisso de criar um ambiente de trabalho que valorize a autonomia, o bem-estar e o crescimento dos colaboradores, e estamos nos adaptando às novas demandas do mercado e às diferentes realidades culturais. O modelo 100% remoto, aliado a estratégias como o 'Together on Tour', demonstra nosso esforço em manter a cultura viva, mesmo à distância. Ao colocar a experiência do colaborador no centro das nossas ações e utilizar métricas precisas, conseguimos impulsionar a satisfação e o sucesso de nossas equipes”, afirma Giuliana Corbo, CEO da Nearsure.
Com o avanço da tecnologia e mudanças nas preferências dos profissionais, a tendência é que o modelo híbrido continue a evoluir. O desafio para as empresas será encontrar o ponto ideal entre flexibilidade e colaboração, garantindo produtividade sem comprometer o engajamento dos times.
Sobre a Nearsure
Com mais de cinco anos de experiência no setor e cerca de 90 clientes, a Nearsure é uma empresa de tecnologia com mais de 600 profissionais talentosos e presença em mais de 25 países. A Nearsure trabalha com empresas reconhecidas do setor e PMEs, proporcionando experiência em tecnologia de ponta a cada projeto. Desde soluções avançadas de CRM que agilizam as operações até plataformas envolventes de comércio eletrônico e aplicações web e móveis, a Nearsure capitaliza as tecnologias mais inovadoras para criar experiências digitais únicas. A Nearsure posiciona-se como um aliado estratégico na inovação e no crescimento digital, especializado em enfrentar desafios complexos de negócios por meio do uso inteligente de tecnologia de ponta. A empresa oferece soluções customizadas que se adaptam às necessidades específicas de cada cliente, para que possam navegar no cenário digital da próxima geração e nas soluções de IA generativa. Para saber mais, visite https://www.nearsure.com/.
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