Representantes do setor de proteção veícular propõe metodologia de rateio à Susep
Com o objetivo de colaborar com o processo regulatório e contribuir para o aperfeiçoamento das práticas do setor de proteção veicular, representantes das associações filiadas à Federação das Entidades de Proteção Veicular de Minas Gerais (FEMG) participaram de uma reunião técnica com a equipe da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Durante o encontro, conduzido pela diretora jurídica da FEMG, Dra. Fabiana Sant Anna, foram apresentados dados atualizados do setor, respondidos questionamentos da equipe técnica e feitas proposições para o aprimoramento da metodologia de rateio entre os associados das entidades.
A proposta compartilhada visa estabelecer critérios mais claros, alinhados às exigências regulatórias e às boas práticas de governança, promovendo maior transparência e sustentabilidade nas operações das associações.
Para o presidente da FEMG e também superintendente da APVS Brasil, Kleber Vitor, o diálogo institucional com os órgãos reguladores é essencial. “Estamos comprometidos com a regulamentação e a conformidade das nossas práticas. A disponibilização de dados à Susep reforça nosso compromisso com a transparência e a proteção dos associados”, destacou.
A reunião aconteceu em um momento estratégico para o setor. Nesta quarta-feira (9), a Susep publicou no Diário Oficial da União a Resolução Susep nº 49/2025, que regulamenta o cadastramento obrigatório das associações que exerciam atividades de proteção contra riscos patrimoniais, pessoais ou assemelhados até a data de publicação da Lei Complementar nº 213, de 15 de janeiro de 2025.
A norma determina que essas entidades devem adequar seus estatutos ou contratos sociais e realizar o cadastramento junto à Susep no prazo de 180 dias — ou seja, até 14 de julho de 2025 — sob pena de terem suas atividades encerradas e estarem sujeitas a sanções administrativas e judiciais. O processo de cadastramento será feito por meio de sistema específico, a ser disponibilizado em breve no site da Autarquia.
Sobre a APVS:
A APVS Brasil é uma associação de proteção veicular com mais de 13 anos de atuação no segmento, protegendo o veículo associado desde a ocorrência mais corriqueira até aquelas de maior complexidade, garantindo segurança e tranquilidade em todos os momentos.
Tem como preceitos promover o associativismo, a satisfação do associado, a valorização e o respeito às pessoas, à responsabilidade social e atender com excelência, integridade e sustentabilidade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário