Aplicativo exclusivo para Reels pode prejudicar parcerias entre marcas e influenciadores no Instagram?
Fabio Gonçalves, diretor de Talentos Internacionais da Viral Nation Fabio Gonçalves, diretor de Talentos Internacionais da Viral Nation Fabio Gonçalves, diretor de Talentos Internacionais da Viral Nation - Divulgação
Estratégia de separar aplicativos surge em momento de incerteza sobre futuro do TikTok nos Estados Unidos
Há algumas semanas, o portal The Information revelou a informação de que o Instagram estaria avaliando a possibilidade de criar um aplicativo exclusivo para o Reels, o separando da sua plataforma. De acordo com a fonte, a ideia teria surgido por conta da incerteza sobre o rumo do TikTok nos Estados Unidos, devido à medida de proibição da rede social no país, que já foi suspensa pelo presidente Donald Trump, por tempo determinado. Mas, afinal, como essa suposta separação poderia impactar o mercado de marketing de influência?
De acordo com a pesquisa ROI & Influência 2024, da YouPix e Nielsen, 97% das publicidades entre marcas e influenciadores são realizadas no Instagram, evidenciando o domínio da plataforma no ramo. O levantamento “Dados e insights de Influencer Marketing no Brasil para 2024”, da Influency.me, mostra que o Instagram é a rede principal de 70% dos influenciadores entrevistados. Na versão de 2025 desta mesma pesquisa, 44,7% dos creators elegeram o Instagram como a melhor rede social para influencers, quando considerado o algoritmo da mídia social.
Tais dados comprovam a força do aplicativo no ramo de marketing de influenciadores, mas o quão grande é a participação do Reels neste domínio? Na opinião de Fabio Gonçalves, especialista no mercado de marketing de influência e diretor de talentos internacionais da Viral Nation, a ferramenta de vídeos curtos do Instagram é hoje uma das mais poderosas dentro da plataforma para campanhas com influenciadores, especialmente quando o assunto é alcance, descoberta e viralização de conteúdo.
“Separar o Reels em um aplicativo exclusivo pode representar um desafio significativo para o mercado de marketing de influência, principalmente porque essa mudança impactaria diretamente a jornada do usuário dentro da plataforma. Atualmente, marcas se beneficiam de um ecossistema integrado onde o criador produz um conteúdo que aparece no feed, no Stories e no Reels, tudo interligado”, explica.
De acordo com o profissional, caso o Reels seja desmembrado, o impacto pode ser muito maior do que se espera: “Se isso acontecer, perdemos essa integração e corremos o risco de diminuir o engajamento orgânico, já que os seguidores teriam que migrar para outro aplicativo para consumir um tipo de conteúdo específico. Isso pode enfraquecer o impacto de campanhas, tornando a experiência menos fluida e diminuindo o retorno para as marcas”.
Segundo o relatório Mídias Sociais 360°, do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP, em parceria com a Emplifi, o Reels é o formato mais utilizado pelas marcas no Instagram, tendo sido utilizado em 36,9% dos posts no terceiro trimestre de 2023. Fabio diz que os dados comprovam o que já é observado na prática: “Hoje é o formato mais estratégico para campanhas no Instagram. Fica claro que ele é essencial para gerar impacto e conexão com o público.
Por fim, Gonçalves ressalta a importância de marcas, agências e influenciadores estarem atentos a todas e quaisquer mudanças no mercado: “Na Viral Nation, acompanhamos esse movimento com atenção porque sabemos que o Reels é um pilar fundamental nas estratégias de conteúdo dos nossos talentos. Ele é o formato preferido para lançamentos de produtos, tendências virais e mensagens rápidas que geram conversa. Incentivamos nossos talentos a priorizarem esse formato justamente porque ele impulsiona a descoberta e potencializa os resultados das ações pagas. Se a separação se concretizar, será essencial repensar o planejamento de mídia das campanhas e entender como a audiência vai se comportar diante dessa nova dinâmica. Afinal, qualquer mudança que fragmente essa experiência precisa ser analisada com cautela, pois pode comprometer a performance de campanhas que hoje são altamente eficazes nesse ecossistema integrado”.
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