Entenda como fica indenização a motoristas após explosão na BR-101 destruir mais de 20 veículos
Com um total de 21 carros e três carretas destruídos pelo incêndio causado após um caminhão carregado de etanol tombar na BR–101 em Palhoça, na Grande Florianópolis, surgiu a dúvida sobre a indenização a todos esses motoristas. Afinal, tudo ocorreu muito rápido e os condutores precisaram sair dos veículos para evitar ferimentos.
O acidente ocorreu na tarde de domingo (6). Após o caminhão tombar, houve uma explosão. No total, cinco pessoas ficaram feridas, incluindo os dois ocupantes da carreta que caiu sobre a mureta central da rodovia.
O advogado Fernando Lucchesi, especialista em direito do seguro e presidente da Comissão de Seguros da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB), explicou que a lei obriga que a atividade de transporte de produtos perigosos seja feita com seguro para cobrir eventuais estragos.
“Se a transportadora não pagar os prejuízos, os donos dos carros que tiverem seguro próprio serão indenizados pela seguradora. Depois disso, a seguradora poderá cobrar da transportadora o valor que pagou ao segurado”, declarou Lucchesi.
Caso a transportadora não assuma os prejuízos e o dono do veículo não possua seguro, o proprietário precisará entrar com uma ação de cobrança para buscar indenização.
“A responsabilidade da transportadora é objetiva, conforme estabelecido pela legislação brasileira, o que significa que não é necessário comprovar culpa para que haja o dever de indenizar. Portanto, espera-se que a transportadora cumpra suas obrigações sem que seja necessário recorrer ao judiciário”, completou o advogado.
Ele orientou que os proprietários devem entrar em contato com a transportadora responsável e fornecer a documentação necessária, que geralmente inclui boletim de ocorrência (BO); documento do veículo (CRLV); documento de identificação pessoal; autorização para baixa no registro do Detran; e informação sobre o saldo de financiamento (se aplicável).
Com esses documentos, a seguradora da transportadora processará a indenização correspondente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário