Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

ANSP Café abordou a Nova Lei de Seguros e os Transportes de Cargas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sincor-SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

No dia 18 de março, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) transmitiu mais uma edição do ANSP Café com o selo ANSP Debates. A série, que aborda aspectos da nova Lei de Seguro (15.540), contou com a participação de Adilson Neri, coordenador da Comissão Jurídica do Sincor-SP.

Neri destacou que a nova legislação define claramente os limites de responsabilidade de cada transportador. Ele explicou que, caso as obrigações não sejam adequadamente distribuídas, todos os envolvidos no transporte podem ser considerados responsáveis por eventuais danos, caracterizando uma solidariedade entre os transportadores. Segundo o coordenador, isso é mais evidente no transporte internacional, embora também cause dúvidas em modais como o transporte terrestre de mercadorias.

Segundo o profissional, a Lei de Seguro nº 15.540, sancionada em 2023, estabelece novas diretrizes e regras para o setor de seguros no Brasil, com o objetivo de modernizar e tornar mais clara a legislação vigente. Ela trata de diversos aspectos importantes, como a regulamentação dos contratos de seguro, as obrigações das seguradoras e segurados, e as responsabilidades no âmbito das apólices, além de oferecer maior transparência nas relações contratuais. A lei também introduz novas normas sobre a regulamentação do mercado, os direitos dos consumidores e as práticas de comercialização de seguros, buscando garantir mais segurança jurídica para todas as partes envolvidas nas transações.

No debate, o especialista em direito marítimo, Marcelo d’Avila, e Neri abordaram temas como transporte terrestre, agravamento de risco, ação de ressarcimento e armazenamento de mercadorias, como o estufamento em contêiner. D’Avila comentou que, no caso de embalagem avariada, a falha no contrato de transporte marítimo pode ser presumida.

Com informações Oficina do Texto


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: