Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Inovação na indústria brasileira recuou em 2023, e especialista alerta: falta de investimento pode comprometer competitividade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daisy Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Hugo Ferreira Hugo Ferreira

A inovação no setor industrial brasileiro apresentou uma queda em 2023, segundo a Pesquisa de Inovação (Pintec) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento aponta que apenas 64,6% das indústrias promoveram inovações em produtos ou processos no último ano, um percentual inferior aos registrados em 2022 (68,1%) e 2021 (70,5%).

A taxa de inovação varia de acordo com o porte da empresa. Entre aquelas com 500 funcionários ou mais, 73,6% implementaram inovações. Já nas empresas com 250 a 499 empregados, o percentual foi de 70,8%, enquanto nas que possuem entre 100 e 249 funcionários, a taxa caiu para 59,3%.

Segundo Hugo Ferreira, diretor da MPA Automação e Robótica e especialista em desenvolvimento econômico e tecnológico, aponta que o cenário econômico instável foi um dos principais responsáveis pelo recuo. "A queda está diretamente ligada ao contexto macroeconômico brasileiro em 2023, marcado por juros elevados, instabilidade fiscal e baixa previsibilidade no ambiente regulatório. Esses fatores retraem o apetite ao risco das empresas, principalmente as de médio porte, que são as mais impactadas pela redução de crédito e acesso a capital", avalia.

Outro fator que influencia o cenário é a dificuldade de acesso a recursos internos para inovação. De acordo com a pesquisa do IBGE, 42,1% das empresas inovadoras enfrentaram essa limitação. Além disso, 44,2% citaram a instabilidade econômica como principal obstáculo, enquanto 41,4% mencionaram o acirramento da concorrência. Ferreira explica que a ausência de investimentos em inovação pode comprometer a competitividade da indústria brasileira no mercado global. "A inovação é um diferencial competitivo essencial. Sem ela, nossas indústrias perdem produtividade, eficiência e capacidade de adaptação às exigências dos mercados internacionais", aponta.

A automação e a robótica aparecem como alternativas estratégicas para manter a indústria competitiva. "Elas promovem eficiência, aumentam a produtividade e reduzem falhas operacionais. Além disso, tornam o processo mais previsível e padronizado — um ganho fundamental para mercados que exigem qualidade e agilidade", ressalta o especialista.

Alternativas para driblar o cenário desafiador

Apesar das dificuldades, Ferreira destaca que há caminhos viáveis para manter a inovação ativa mesmo em períodos econômicos instáveis. "A inovação não precisa ser, necessariamente, dispendiosa. É possível inovar em processos, em modelos de negócio, na gestão de pessoas e até no relacionamento com clientes", afirma. Ele também aponta que parcerias estratégicas podem ser uma alternativa. "Programas de colaboração com startups, universidades e hubs de tecnologia são caminhos acessíveis e eficazes. Além disso, o uso de tecnologias modulares e escaláveis ajuda a adaptar a inovação à realidade financeira da empresa."

Embora existam incentivos para inovação no setor industrial, Ferreira avalia que ainda há desafios a serem superados. "Os incentivos existem, mas são pulverizados, burocráticos e, muitas vezes, desarticulados entre si. Precisamos de políticas mais integradas, com foco em resultados práticos e escalabilidade", analisa. A conexão entre empresas e universidades também é apontada como essencial para acelerar a inovação no setor. "As universidades produzem conhecimento técnico e científico que muitas vezes não chega à indústria. Quando unimos pesquisa aplicada ao desafio real do mercado, criamos soluções com alto impacto", destaca Ferreira.

Ele cita algumas iniciativas que podem ser ampliadas, como programas de residência tecnológica, projetos de P&D colaborativos e incubadoras universitárias. "Essas são estratégias já testadas e bem-sucedidas que precisam ser fortalecidas para garantir um ambiente mais favorável à inovação", finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: