Webinar debate impactos dos carros elétricos no mercado de seguros
O Sindseg SP, em parceria com o Sincor-SP, realizou, no dia 31 de março, o webinar “Carros Elétricos – Reflexos da Tecnologia no Mercado de Seguros”. O evento tratou das mudanças no setor automotivo e dos desafios na aceitação de riscos. A 1ª vice-presidente do Sincor-SP, Simone Fávaro, mediou o encontro, que contou com a participação do consultor automotivo do Sindseg SP, Adhemar Fuji.
Fuji apresentou os tipos de veículos elétricos classificados como BEV (totalmente elétrico), HEV (híbrido), PHEV (híbrido plug-in) e MHEV (micro híbrido). Ele destacou a importância de avaliar o perfil de uso do segurado. “Para que o cliente vai usar? Ele mora em casa ou apartamento? As distâncias que serão percorridas, entre outras questões”, aconselhou.
O especialista abordou as normas ABNT e NBR para a instalação da estação de carregamento, além das exigências do Corpo de Bombeiros. “A maioria dos incêndios ocorrem durante o carregamento. É necessário contratar empresas especializadas para instalar o pronto.”
Fuji também mencionou os desafios do setor, como a necessidade de mão de obra qualificada, equipamentos adequados, escassez de peças de reposição e a Lei 18.065 SP, que concede isenção de IPVA para veículos híbridos flex ou movidos a etanol. Outros pontos incluíram a vistoria especializada para veículos usados, infraestrutura de carregamento, garantia do fabricante e cumprimento de requisitos técnicos.
Entre as peculiaridades dos veículos elétricos, o consultor explicou que o reboque exige um dispositivo específico, diferente dos veículos convencionais. “O reboque terá treinamento especial. Carros elétricos são puxados por patins, já que um guincho comum poderia fazê-lo entrar em movimento.”
Fuji também comentou que os debates e consultas públicas sobre o tema ainda estão em andamento. “Olhando para o lado prático, os veículos elétricos serão majoritariamente para uso urbano. Talvez no futuro, devido ao tamanho do nosso País e às grandes distâncias, os veículos híbridos serão os mais requisitados”, projetou.
Por fim, Simone Fávaro agradeceu a participação dos corretores de seguros e ressaltou a relevância do tema. “Este é um tema complexo e com atualizações constantes, portanto, voltaremos a tratá-lo”, concluiu.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário