Estagiários enfrentam obstáculos crescentes na busca por oportunidades profissionais
Processos seletivos mal planejados e requisitos incompatíveis com a realidade estudantil dificultam a entrada no mercado de trabalho
Os estudantes brasileiros enfrentam desafios significativos na busca por estágios que complementem sua formação acadêmica. Dados recentes revelam que apenas 5,5% dos 20,07 milhões de estudantes aptos a estagiar no país conseguem uma oportunidade, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Estágios (Abres).
Daniel Thiessen, head de Growth na Start Carreiras, plataforma de empregabilidade universitária, destaca os principais obstáculos enfrentados pelos estudantes. “Conversamos com nossa base de estudantes quase diariamente, e identificamos problemas recorrentes nos últimos três anos, que buscamos solucionar”, afirma Thiessen. São eles:
Incompatibilidade de horários: um dos desafios mais comuns é a falta de flexibilidade nas vagas oferecidas. “Muitas empresas ignoram a necessidade dos alunos de cursar a graduação, oferecendo vagas com cargas horárias que não condizem com a realidade da maior parte dos estudantes”, explica Thiessen.
Requisitos excessivos: outro ponto crítico são os requisitos para vagas de estágio. “As empresas frequentemente cobram muita experiência ou conhecimentos que os alunos ainda não têm, fazendo com que muitos optem por nem se candidatar”, relata o especialista. A situação é particularmente preocupante quando consideramos que 64,4% dos estudantes brasileiros não conseguiriam estudar sem recorrer a bolsas ou financiamento estudantil, conforme pesquisa do Instituto Semesp.
Falta de feedback nos processos seletivos: a qualidade dos processos seletivos também é questionada. Thiessen aponta que muitas vezes, os descritivos das vagas não são claros, ocultando informações relevantes como valor da bolsa-auxílio ou as atividades reais do dia a dia. Além disso, a falta de feedback é uma queixa recorrente. “Os alunos se sentem desvalorizados com a falta de transparência durante o processo, que muitas vezes é longo e sem retornos”, acrescenta.
Esses obstáculos impactam a formação dos futuros profissionais. A Associação Brasileira de Estágios (Abres) indica que entre 40% e 60% dos estagiários são efetivados ao final do contrato, demonstrando a importância do estágio como ponte para o emprego formal. No entanto, o cenário atual é desafiador: o número de jovens entre 14 e 24 anos que não trabalham, não estudam nem buscam trabalho cresceu de 4 milhões para 5,4 milhões no último ano, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
Para Thiessen, muitas empresas precisam repensar seus processos de recrutamento de estagiários. “É necessário considerar a realidade dos estudantes, oferecendo horários flexíveis, requisitos compatíveis com sua fase de formação e processos seletivos mais transparentes e ágeis”, pondera. A melhoria nestes aspectos não beneficiaria somente os estudantes, mas também as empresas, que teriam acesso a um público mais diverso e motivado de talentos em formação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário