Investimento em tecnologia é estratégia para transformar a comunicação interna nas empresas
Pesquisa de Tendências da Comunicação Interna 2025 da Aberje aponta que a criação de canais internos é uma das formas mais eficientes de estruturar a comunicação empresarial
Manter a liderança engajada e a equipe bem informada é um dos maiores desafios da gestão moderna. Isso é o que indica a Pesquisa de Tendências da Comunicação Interna 2025 da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). De acordo com o relatório, 59% das empresas ainda lutam para engajar suas lideranças como comunicadores. O estudo também indica que investimento em ferramentas de tecnologia para segmentar os canais de comunicação é uma das estratégias mais efetivas no ambiente empresarial.
Nesse sentido, Frederico Stockchneider, diretor de tecnologia da InfoWorker Tecnologia, explica que o uso de plataformas digitais se tornou essencial para superar desafios históricos da comunicação interna. “Com a evolução da tecnologia, ferramentas como o Microsoft Teams estão transformando a comunicação interna nas empresas, tornando-a mais segmentada, transparente e eficiente”, afirma.
Para o especialista, esse tipo de tecnologia oferece soluções que melhoram essa conexão, garantindo mais clareza e alcance das mensagens. “A pesquisa da Aberje aponta que 59% das empresas entrevistadas realizam reuniões virtuais, reforçando a necessidade de plataformas que possibilitem interações rápidas e acessíveis. Além disso, 48% das organizações planejam investir em novas tecnologias para otimizar a comunicação”, aponta Stockchneider.
Tendências e desafios da comunicação interna
No que se refere a desafios e tendências para 2025, a pesquisa revela que as empresas estão apostando em segmentação de mensagens (47%), maior uso de audiovisual (45%) e valorização das emoções (43%) para fortalecer o vínculo com os colaboradores. No entanto, ainda enfrentam barreiras para levar a comunicação até os públicos operacionais (42%) e melhorar a mensuração de dados (41%).
Nesse cenário, o diretor de tecnologia da InfoWorker destaca como as soluções tecnológicas podem ajudar. “As ferramentas com foco organizacional facilitam a segmentação de mensagens por departamentos, cria canais específicos para diferentes públicos e integra inteligência artificial para análise de sentimentos e também resumo de reuniões e até a criação de atas de reunião de forma automática e eficiente”, explica Stockchneider.
Liderança e inovação tecnológica
Com um portfólio baseado nas ferramentas da Microsoft, a InfoWorker tem apoiado empresas na implementação dessas tecnologias. “Com soluções como Microsoft Viva Engage, Microsoft Teams, Power BI e outras ferramentas, ajudamos organizações a personalizar a comunicação interna, medir o impacto das ações e melhorar a experiência dos colaboradores”, ressalta Stockchneider.
À medida que a transformação digital avança, a tecnologia se consolida como a principal aliada das empresas para enfrentar os desafios da comunicação interna. A InfoWorker, em parceria com a Microsoft, segue ajudando organizações a inovar e manter suas equipes mais conectadas e produtivas.
Sobre a InfoWorker
A InfoWorker é uma empresa especializada em soluções de colaboração, produtividade e transformação digital, oferecendo consultoria e implementação de tecnologias Microsoft para otimizar a comunicação e o trabalho em equipe dentro das organizações.
FREDERICO STOCKCHNEIDER
Frederico Stockchneider é empresário, diretor de tecnologia na InfoWorker Tecnologia e Treinamento. Graduado em Sistemas da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Responsável pela gestão e consultoria de projetos e soluções tecnológicas para diversos segmentos nas áreas pública e privada.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>