Inteligência artificial simplifica a gestão de Convenções Coletivas de Trabalho e reduz erros na folha de pagamento
Dynadok automatiza a extração e validação de informações trabalhistas, eliminando a burocracia e reduzindo riscos para empresas que precisam seguir diferentes CCTs em todo o Brasil
Para empresas que precisam seguir as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), o desafio de interpretar, extrair e aplicar corretamente essas regras trabalhistas é uma tarefa complexa e demorada. Cada CCT estabelece direitos e obrigações específicos para diferentes categorias profissionais, e as regras podem variar por cidade, sindicato e setor. Com a constante atualização desses acordos e a necessidade de aplicar corretamente os reajustes salariais, adicionais e benefícios, os departamentos de Recursos Humanos, Jurídico e Folha de Pagamento enfrentam um trabalho manual exaustivo e sujeito a erros.
A Dynadok, startup especializada em automação de documentos com inteligência artificial (IA), desenvolveu uma solução que elimina essa burocracia. Com tecnologia avançada de Intelligent Document Processing (IDP), a plataforma automatiza a coleta, interpretação e validação das informações contidas nas CCTs, garantindo que empresas de diferentes setores possam atualizar suas folhas de pagamento de forma ágil, precisa e segura.
Setores como seguros, mineração, celulose, saúde, educação, facilities, TI e construção civil têm conseguido otimizar processos com validação automatizada de documentos realizada por meio da IA, uma vez que precisam gerenciar um volume imenso de documentos, como relatórios de FGTS e e-Social, relacionados a diferentes categorias trabalhistas, em diferentes localidades do Brasil. Isso resulta em um desperdício significativo de tempo de profissionais que poderiam ser direcionados para tarefas mais estratégicas.
“Não só no país, mas a nível global, poucas empresas fazem automação de análise documental de maneira tão abrangente como nós. Enquanto a maioria utiliza RPA [Robotic Process Automation], nós adotamos o IDP [Intelligent Document Processing], que é uma abordagem mais sofisticada e baseada em IA”, explica Willian Valadão, CEO e sócio da Dynadok.
A Dynadok foi criada com base em uma forte demanda de mercado. Seu setor de atuação, o IDP, deve representar US$ 26,53 bilhões em 2032, de acordo com a DataIntelo, com uma taxa anual de crescimento de 37,5% de 2024 até 2027. E esse setor cresce ao mesmo tempo em que também aumenta a procura do mercado por automação. Segundo pesquisa recente da McKinsey, quase metade dos respondentes de grandes empresas disseram que a pandemia acelerou sua adoção de ferramentas de automação, sendo que, se antes da Covid-19 18% dos executivos entrevistados diziam que aumentariam em 20% seus investimentos para automação, esta intenção é uma realidade hoje para 34% dos C-level.
A tecnologia da Dynadok realiza a leitura, análise e validação de documentos em vários formatos e layouts, de imagens a PDFs, com uma extração de dados precisa. A solução auxilia na automatização do fluxo de trabalho das empresas — algo que o mercado como um todo considera importante: de acordo com um levantamento da monday.com em parceria com a Rep Data LLC, 81% dos brasileiros acreditam que automatizar o fluxo de trabalho aumentaria o envolvimento dos colaboradores, ainda assim, há uma demanda de mercado a ser suprida, já que somente 43% deles dizem ter as soluções adequadas para isso.
“Um bom exemplo é a análise documental trabalhista que estamos realizando para o setor de celulose”, comenta Rodrigo Grossi, sócio e COO da Dynadok. “As empresas de papel e celulose precisam fazer a conferência de diferentes tipos de documentos de terceiros, como contratos de locação e prestação de serviços, porte e registro de motosserras, antes de liberar pagamentos. Com nossa plataforma, a validação é feita em segundos, identificando problemas como documentos vencidos ou errados. Também aliviamos a carga de trabalho das equipes, inclusive o retrabalho que atrasa os pagamentos nessa indústria”, exemplifica.
Sobre a Dynadok – Fundada em 2024, a Dynadok é uma startup de automação digital de documentos por meio da Inteligência Artificial (IA). Com tecnologia própria que agiliza processos, reduz custos e elimina os erros manuais na análise de documentos. Disponível para todos os setores da economia, a startup também já conquistou clientes em diversos setores como seguros, mineração, celulose, saúde, educação, facilities, TI e construção civil.
Sobre Willian Valadão – Natural de Resplendor (MG) e residente em Recife (PE), Willian é um empreendedor em série formado em Ciência da Computação pela PUC Minas, com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e Gestão de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica. Ele é fundador e CEO da Dynadok, startup de validação documental por Inteligência Artificial. Antes da Dynadok, idealizou, escalou e vendeu duas startups para empresas de capital aberto: a plataforma de estudos Beduka e a plataforma de recrutamento Peixe 30. Willian também é investidor e sócio da venture builder Aleve.
Sobre Rodrigo Grossi – Natural de Belo Horizonte (MG), Rodrigo é um empreendedor em série formado em Ciências da Informação pelo Centro Universitário Una e sócio e COO da Dynadok, startup de validação documental por Inteligência Artificial. Com mais de 20 anos de experiência em Tecnologia e Inovação, atuou em corporações como Grupo Stellantis e TOTVS, e foi CTO da Sólides. A última startup que fundou, Teamhub, uma HR Tech, foi investida pelo Nubank. Grossi também é conselheiro de startups na International Federation of Inventors' Associations - IFIA (Suíça) e no InovAtiva Brasil, o maior programa de aceleração do país.
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