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TOKIO MARINE SEGURADORA

O papel do corretor e da humanização na experiência do cliente

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O Brasesul 2025 proporcionou Participação e Humanização. Mediado por José Antônio de Castro, o terceiro painel da manhã de sexta-feira, 21, destacou como a tecnologia, a proximidade com o cliente e a inovação podem transformar a relação entre seguradoras, corretores e consumidores, tornando o seguro acessível e eficiente.

O teatro da Fiergs reuniu Leonardo Freitas, Igor Di Beo, Luiz Arruda, César Saut, Marcos Kobayashi, Karine Brandão e André Vasco, que compartilharam suas experiências e visões sobre os desafios e oportunidades do mercado. O encontro destacou a relevância de se adaptar ao digital sem renunciar à humanização no serviço.

“Precisamos explorar as ferramentas digitais para ampliar sua presença. Plataformas como LinkedIn, Instagram e TikTok podem ser grandes aliadas na captação e na construção de marca”, afirmou Leonardo Freitas, diretor comercial da Bradesco Auto/RE. Ele ressaltou que o grande desafio está no equilíbrio entre o digital e o presencial. “Temos clientes que preferem interações virtuais, mas também há aqueles que valorizam o contato pessoal. Essa estratégia pode ajudar a maximizar a atração de novos clientes e a construção de relacionamentos duradouros”.

Luiz Arruda, vice-presidente comercial e de marketing da Porto, considera o Brasesul 2025 um marco. “Este é um dos congressos mais bem organizados que já participei. Sabemos que o último ano não foi fácil e o Estado ainda tem muito a se recuperar, estamos aqui reafirmando nosso compromisso com os profissionais, com a economia e com a sociedade”.

Na mesma linha, Marcos Kobayashi, diretor comercial de Vida da Tokio Marine, destacou que o foco precisa estar na produtividade e na geração de negócios. “Temos que olhar para as soluções e não para os problemas. Muitas vezes, os corretores já possuem clientes na carteira, mas oferecem apenas um produto. Enquanto isso, esse mesmo cliente pode estar contratando outros seguros com um concorrente. A especialização e o aproveitamento do portfólio completo são estratégias essenciais para aumentar a retenção e impulsionar os negócios”.

A necessidade de um olhar mais personalizado para o consumidor foi um ponto reforçado por César Saut, executivo da Icatu Seguros. “O setor segurador precisa ter humildade para reconhecer que não temos um único produto que todos querem comprar. Precisamos oferecer soluções personalizadas e usar o corretor como peça-chave nesse processo. Quando um corretor mais produto se une, ele constrói mercado. E um corretor mais mercado constrói o produto”.

Karine Brandão, diretora-executiva comercial da Mapfre, complementou essa visão ao enfatizar que a confiança e a presença do corretor são os diferenciais que fazem a diferença no atendimento. “O corretor precisa ir além da visão de produto e entender o cliente na totalidade. Seja uma pessoa física ou jurídica, o olhar precisa estar voltado para a necessidade real de cada perfil”.

André Vasco, diretor de serviços às associadas da CNseg, encerrou o painel destacando a importância do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros, um instrumento essencial para guiar o crescimento sustentável do setor. “Estou feliz por estar aqui com parceiros e amigos de longa data e por poder falar sobre o desenvolvimento do mercado de seguros, previdência aberta, saúde suplementar e capitalização. O caminho para o crescimento passa pela inovação e pela participação ativa de todos”.

A importância da participação ativa dos corretores no desenvolvimento da indústria, equilibrada com o uso de tecnologia e humanização do atendimento, passa pela especialização, personalização dos serviços e adoção de ferramentas que aproximem seguradoras, corretores e consumidores.


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