Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como evitar a famigerada falência utilizando a recuperação judicial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rowena Romagnoli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como evitar a famigerada falência utilizando a recuperação judicial

Conheça o procedimento adotado por grandes empresas como Oi e FMU

Como uma alternativa para empresas à beira da falência, existe um mecanismo legal chamado recuperação judicial. De acordo com dados do Serasa Experian, em 2024, foram abertos mais de 2 mil pedidos de recuperação judicial no Brasil, número mais alto nos últimos 10 anos. Recorrer a essa alternativa não significa o fim da empresa, mas sim uma oportunidade para reorganizar as dívidas e garantir a continuidade das operações.

“Existem alguns sinais de alerta que indicam que uma empresa precisa pedir uma recuperação judicial, como endividamento excessivo, falta de fluxo de caixa para realizar pagamento de funcionários, fornecedores e credores e dificuldades na obtenção de crédito”, comenta Jorge Gonçalves, advogado, conselheiro empresarial e CEO da empresa Gonçalves Consultoria.

Nos últimos meses, grandes empresas também recorreram à recuperação judicial para reorganizar suas finanças e evitar a falência. Entre os casos recentes, estão a Oi, o Clube de Regatas Vasco da Gama, o Grupo Noivo e a FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), que enfrentaram dificuldades financeiras significativas e buscaram essa alternativa como forma de reestruturação. Esses exemplos mostram que o processo pode ser utilizado por companhias de diferentes setores e portes, reforçando sua importância como mecanismo de sobrevivência empresarial.

Esse procedimento não é indicado somente para empresas falidas, aquelas que ainda têm potencial de recuperação também são atendidas, desde que adotem um plano de reestruturação eficiente.

O processo se inicia com a solicitação formal ao Judiciário, acompanhada de documentos que comprovem a viabilidade da empresa e justifiquem a necessidade de recuperação. Após a aceitação do pedido, a empresa ganha um período de suspensão das execuções e cobranças, onde deve apresentar um plano de recuperação detalhado.

Esse plano, que inclui novas condições de pagamento aos credores e estratégias para retomada da estabilidade financeira, precisa ser aprovado em assembleia geral. Caso seja aceito, a empresa inicia a implementação do plano sob acompanhamento da Justiça e dos credores. Se rejeitado, a falência pode ser decretada.

“A recuperação judicial é um procedimento muito complexo, um pequeno erro pode fazer com que todo o plano seja rejeitado e a falência decretada”, Jorge complementa. Contar com especialistas é essencial para garantir um planejamento estratégico e aumentar as chances de sucesso.

Contudo, essa é uma tomada de decisão como última opção para recuperar a empresa. Um planejamento financeiro adequado, renegociação de dívidas e adoção de boas práticas de gestão podem ser medidas preventivas. A consultoria empresarial especializada pode ajudar empresas a identificar problemas financeiros e implementar soluções antes que seja tarde, atuando nessas outras alternativas.

A recuperação judicial é um caminho para salvar empresas em crise, mas o ideal é buscar soluções antes que a situação se agrave de forma irreversível. Contar com o suporte de uma consultoria especializada pode ser o determinante entre falência e crescimento do seu negócio.

Sobre:

Fundada em 2008, a Gonçalves Consultoria é referência em soluções personalizadas oferecendo serviços que incluem planejamento estratégico, renegociação de dívidas e expansão de negócios. Com uma abordagem prática e resultados expressivos, se destaca por transformar crises em oportunidades de crescimento sustentável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: