Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Acordo capacitará profissionais do cooperativismo de seguros no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ENS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Foto 1 - Os presidentes Lucas Vergilio (ENS) e Márcio Lopes de Freitas (OCB) com o memorando de parceria entre as instituições Fotos Divulgação OCB Foto 1 - Os presidentes Lucas Vergilio (ENS) e Márcio Lopes de Freitas (OCB) com o memorando de parceria entre as instituições Fotos Divulgação OCB

Na última quarta-feira, 19 de março, Brasília (DF) sediou o inédito Seminário de Cooperativismo de Seguro, promovido pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Com o tema “Um novo capítulo para o cooperativismo”, o evento reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios e oportunidades do segmento no Brasil, impulsionado pela Lei Complementar 213/2025.

Realizado de forma híbrida, o seminário aconteceu na sede da OCB, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Um dos momentos de maior destaque foi a assinatura do convênio educacional entre ENS e OCB, que prevê o desenvolvimento de cursos para capacitação dos profissionais de cooperativas em todo o País.

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, comentou a relevância da parceria e a expectativa de crescimento do setor por meio da qualificação profissional.

“A entrada das cooperativas no mercado de seguros aumentará a concorrência, reduzirá preços e ampliará a cobertura no Brasil. Atualmente, apenas 30% da frota de veículos e menos de 10% das residências estão seguradas. Com uma regulação moderna, o País se alinha às melhores práticas internacionais e abre espaço para um setor mais inclusivo e competitivo. A capacitação é um pilar fundamental para esse desenvolvimento e, com o apoio da ENS, vamos preparar dirigentes e cooperados para atuar com mais eficiência, fortalecendo o setor e ampliando o acesso da população aos produtos de seguros. É um passo importante para um mercado mais inclusivo, sustentável e competitivo”, afirmou.

Inclusão e desenvolvimento

Em seu pronunciamento, o presidente da ENS, Lucas Vergilio, destacou a importância da entrada das cooperativas de seguros no Sistema Nacional de Seguros Privados. “O Brasil ganha com isso. Ganha em acessibilidade e inclusão securitária, trazendo maior proximidade com o segurado, além de promover sustentabilidade e desenvolvimento regional para o setor de seguros”, declarou.

O líder da ENS enfatizou que a Lei Complementar 213/2025, sancionada no início deste ano, representa um marco na modernização do setor de seguros. “Estamos diante de uma transformação sem precedentes. O desafio agora é garantir um ambiente de capacitação que fortaleça o cooperativismo nos próximos anos”.

Vergilio reforçou ainda o compromisso da Escola com o desenvolvimento do cooperativismo. “Essa colaboração será conduzida com total dedicação e compromisso, pois o cooperativismo é movido por propósito e engajamento. Tenho certeza de que essa iniciativa trará benefícios concretos para os cooperados e fortalecerá ainda mais o setor”, finalizou.

Maior cobertura de seguros no País

A ENS também esteve representada pela docente Angélica Carlini, que apresentou a palestra “Panorama do Setor de Seguros no Brasil: Desafios e Oportunidades”. A docente explicou a importância do mutualismo como pilar fundamental do setor de seguros e defendeu a necessidade de uma compreensão aprofundada do modelo. “O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para fortalecer a cultura do seguro entre cidadãos e produtores rurais. Para que as cooperativas tenham sucesso é essencial capacitar lideranças, colaboradores e cooperados, além de tornar os produtos mais acessíveis e compreensíveis”, explicou.

Carlini ressaltou que a sustentabilidade e a solvência das cooperativas exigem estudos rigorosos de risco e análises estatísticas detalhadas. “O desafio do cooperativismo de seguros será estruturar produtos que atendam às necessidades dos cooperados, com distribuição acessível e contratos claros”, concluiu.

Também representaram a ENS no seminário o assessor da Presidência, Marcelo Rocha, e o consultor de Projetos Especiais, Augusto Cardoso. Outras lideranças e personalidades do setor presentes foram: o superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alessandro Octaviani; o diretor de Supervisão Comercial e Seguros da Susep, Carlos Queiroz; o consultor do Sistema OCB e da Federação Internacional de Seguros Cooperativos e Mútuos (ICMIF), Edwar Potter; o presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas; o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior; e os deputados federais Vinicius Carvalho (SP), Reginaldo Lopes (MG) e Arnaldo Jardim (SP), este último presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

Sobre a parceria

A união entre ENS e OCB tem caráter institucional e o objetivo de fortalecer a capacitação no cooperativismo de seguros. A ENS será responsável pelo desenvolvimento de programas educacionais e conteúdos específicos para o setor, promovendo a qualificação de profissionais e lideranças cooperativistas.

O acordo contempla a concessão de bolsas de estudo para associados, colaboradores, dependentes e prestadores de serviço da OCB, ampliando o acesso à educação e contribuindo para a profissionalização do segmento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

800 caracteres

Security code Atualizar

Enviar
:D:lol::-);-)8):-|:-*:grrr::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh: