Tendências para o Dia do Consumidor: Personalização, experiência e fidelização além dos descontos (Destaque)
Nara Iachan, CMO e cofundadora da Loyalme - Créditos: Fábio Augusto
Para Nara Iachan, CMO da Loyalme, clientes fidelizados tendem a ser mais fiéis, fortalecendo a recorrência e atraindo novos consumidores
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) revela que a hiper personalização será um dos pilares centrais dos programas de fidelidade, liderando as estratégias de engajamento com os consumidores. Esse movimento reflete a crescente demanda por soluções que atendam às necessidades individuais, impulsionadas pela ascensão tecnológica e pelas mudanças de comportamento dos clientes. Como resultado, grandes empresas estão repensando suas abordagens tradicionais e reconhecendo o potencial das estratégias de fidelização.
Para Nara Iachan, CMO da Loyalme, startup que nasceu dentro da Cuponeria para oferecer soluções de fidelização, as estratégias de fidelização estarão ainda mais focadas na retenção e engajamento a partir do desenvolvimento de experiências únicas e alinhadas às preferências dos clientes. “Quando o consumidor recebe benefícios que atendem às suas vontades, como um cashback exclusivo, ele se sente mais engajado a continuar utilizando o app ou até o site da bandeira de cartão, indo além de pagamentos, isso é uma forma muito inteligente de fidelizar esse consumidor”, explica Nara.
Pensando nisso, a CMO destacou algumas das principais tendências de fidelização que vão protagonizar o Dia do Consumidor em 2025. Confira a seguir:
Personalização com Inteligência Artificial (IA) como diferencial competitivo
A Inteligência Artificial se consolida como uma das ferramentas mais estratégicas para fidelização de clientes. Com sua evolução, as marcas conseguirão analisar hábitos de consumo, preferências e até comportamentos preditivos em tempo real, garantindo um diferencial competitivo essencial para 2025. “A Inteligência Artificial está revolucionando a fidelização de clientes, permitindo que as empresas se conectem de maneira mais profunda e significativa com os clientes. À medida que a tecnologia avança, será possível entregar recomendações, ofertas e mensagens individualizadas em uma escala jamais vista”, destaca Nara.
Gamificação como estratégia de interação e engajamento
A gamificação continuará sendo uma forma poderosa de engajamento, incentivando os clientes a interagir com a marca de maneira lúdica e recompensadora. Elementos como conquistas, desafios semanais e tabelas de classificação tornam os programas de fidelidade mais atrativos e envolventes. Além de pontos, muitas empresas estão introduzindo prêmios virtuais colecionáveis e mini-jogos nos aplicativos, transformando interações rotineiras em experiências memoráveis.
Interação Omnichannel
A busca por experiências consistentes em diferentes canais de interação está entre as principais expectativas dos clientes em 2025. Marcas que conseguem alinhar interações online e offline se destacam com um diferencial competitivo. “O uso de assistentes de voz e chatbots integrados permitirá a continuidade de conversas iniciadas no site, no aplicativo ou na loja física. Além disso, a sincronização do histórico de compras em todos os canais proporcionará experiências mais fluidas e satisfatórias”, explica a CMO.
Economia de assinatura como pilar de fidelidade
Os modelos de assinatura tendem a crescer ainda mais, especialmente em setores como entretenimento, varejo e alimentação. Para isso, as empresas devem investir em inovação para manter seus assinantes engajados, oferecendo novidades exclusivas e serviços personalizados, agregando valor à marca e criando conexões mais sólidas e duradouras.
“Dessa forma, em 2025 a fidelização de clientes será baseada em oferecer valor contínuo, experiências únicas e um entendimento profundo das preferências individuais dos clientes. Clientes fidelizados não apenas tendem a ser mais fiéis, mas também se tornam mais engajados, ampliando a interação com a marca e recomendando para novos consumidores. Adotar produtos de fidelização é muito mais rentável e deve estar na estratégia de marketing de toda empresa”, finaliza Iachan
SOBRE A LOYALME
Fundada por Nara Iachan, Thiago Brandão e Lionardo Nogueira, a Loyalme é uma startup especializada em soluções de tecnologia para fidelizar clientes de grandes empresas. Fundada a partir da necessidade do mercado de atender o público B2B, a empresa se dedica a desenvolver estratégias que não só atraem, mas também retêm clientes, com a oferta de clubes de benefícios (com cupom, cashback e carteira digital), marketplace (com compras dentro de apps parceiros) e gamificação onde as missões cumpridas se transformam em bonificações. Hoje, a startup opera mais de 20 dos maiores clubes de vantagens do mercado, com clientes como Bradesco, Elo, Ticket, Natura e outras, impactando mais de 20 milhões de pessoas.
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