Tecnologia acessível, pensada para MEIs, facilita a gestão de estoque e a continuidade de pequenos negócios
Até 46% das pequenas empresas que adotam soluções tecnológicas melhoram sua lucratividade em menos de um ano, enquanto 80% relatam maior satisfação dos clientes
No Brasil, 29% dos MEIs encerram suas atividades após cinco anos, dentre as principais causas de fracasso estão a falta de planejamento, deficiências na gestão, como no controle de estoque, por exemplo, e o próprio comportamento empreendedor.
Para manter a continuação dos negócios, a gestão de estoque é um componente crucial. Um controle eficiente é aquele que permite que o empreendedor registre todas as entradas e saídas de produtos, evitando excessos ou faltas que possam comprometer suas operações. Além disso, a prática auxilia na organização do espaço físico e na previsão de demandas futuras, otimizando recursos e aumentando a produtividade.
“Falamos de algo simples, mas essencial, pois a falta de controle de estoque pode levar a investimentos desnecessários e perdas financeiras, especialmente para MEIs que possuem recursos limitados”, afirma Tiago Garbim, CEO da Wevy.
Estudos mostram que até 46% das pequenas empresas que adotam soluções tecnológicas melhoram sua lucratividade em menos de um ano, enquanto 80% relatam maior satisfação dos clientes devido à disponibilidade de produtos no estoque”, reforça Garbim.
Felizmente, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada dos MEIs nesse aspecto. Aplicativos como o Jarbas oferecem soluções práticas e acessíveis para a gestão do negócio e do controle de estoque, permitindo que os empreendedores gerenciem suas mercadorias de forma eficiente, acompanhem as vendas em tempo real e tomem decisões informadas sobre reposição de produtos.
Com ferramentas tecnológicas, é possível reduzir erros manuais, que podem gerar perdas de até 10% do faturamento anual, e otimizar os processos operacionais, economizando tempo e recursos e facilitando o gerenciamento.
Além disso, práticas como o método PEPS (“primeiro que entra, primeiro que sai”), que prioriza o uso dos itens mais antigos para evitar perdas e desperdícios, são essenciais para garantir qualidade e organização no armazenamento. É recomendável também:
Estabelecer níveis mínimos de estoque: para prevenir escassez ou excesso;
Observar o mercado: prever tendências e ajustar campanhas promocionais e estratégias de vendas;
Utilizar relatórios e dashboards: disponíveis em ferramentas como o Jarbas, que fornecem uma visão clara sobre as movimentações de estoque e desempenho das vendas.
“Graças a soluções tecnológicas acessíveis e estratégias adequadas, é possível transformar desafios em oportunidades e assegurar o sucesso do negócio”, finaliza Garbim.
Sobre a Wevy
Localizada em Campinas/SP, a Wevy é uma empresa de Cloud & Digital, que se destaca por ser uma parceira estratégica para seus clientes. Com uma abordagem inovadora, ela integra e entrega soluções tecnológicas de ponta para milhares de empresas no Brasil e na América Latina por meio de um portfólio amplo de serviços.
Sobre a Jarbas
O aplicativo voltado para a gestão descomplicada de pequenos negócios e MEIs, funciona como um gestor, oferecendo serviços de controle de pedidos, estoque, financeiro, PDV, entre outros. Disponível na versão gratuita e paga, o app pode ser baixado nas principais lojas de aplicativos. Para saber mais, acesse: Link.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>