Empreendedores apontam 5 tendências de IA para 2025
Segundo especialistas, IA transformará a personalização, automação e ética nos negócios em 2025
A Inteligência Artificial (IA) está transformando os mercados e abrindo novas possibilidades em áreas distintas, desde educação e marketing até experiências sensoriais. Para 2025, especialistas apontam que a IA continuará a evoluir, tornando-se ainda mais acessível e personalizada, com impactos significativos para empresas e consumidores.
Empreendedores da linha de frente dessa transformação destacam as principais tendências que devem dominar o próximo ano. Com soluções estratégicas e uso de dados avançados, eles mostram como a IA pode ser uma ferramenta poderosa para personalizar experiências, aumentar a eficiência e criar conexões emocionais duradouras entre marcas e pessoas. Confira as cinco tendências mais promissoras para 2025:
1 - IA como tutor personalizado
Em todos os setores (mas principalmente na educação) a personalização será um dos maiores avanços proporcionados pela IA. José Messias Junior, CEO e criador da emy, IA que já é utilizada por mais de 100 mil alunos no Brasil afirma: “O atual mercado já demonstra como é possível oferecer aprendizado individualizado em escala. Em 2025, soluções educacionais baseadas em IA vão continuar ajustando o ritmo e o conteúdo às necessidades de cada estudante, quebrando barreiras e democratizando o ensino de qualidade. O ensino adaptativo em escala, finalmente, pode se tornar realidade” Para José, isso elimina barreiras tradicionais, como vergonha de perguntar em sala de aula, e aumenta a eficiência no aprendizado.
“Acreditamos que 2025 será um marco para o setor educacional. Ferramentas baseadas em IA não apenas tornam o aprendizado mais eficiente, mas também ajudam a construir uma sociedade mais justa e inclusiva, onde cada estudante pode atingir seu pleno potencial. Essa revolução está apenas começando, e estamos orgulhosos de liderar esse movimento”, conclui Junior.
2- Marketing automatizado e personalizado para PMEs
“Em 2025, a personalização será um diferencial essencial para empresas que buscam agilidade e resultados concretos”, afirma André Machiaverni, Co-fundador e CMO da Lucy, Plataforma de Marketing Inteligente desenvolvida com tecnologia em inteligência artificial. Considerando, principalmente, pequenas e médias empresas, ele destaca que: “A automatização do marketing para a criação de sites, posts e anúncios por meio de ferramentas de IA revolucionará a forma como PMEs se posicionam no mercado”, democratizando o acesso a um marketing de qualidade, antes disponível somente para grandes marcas.
3 - Experiências personalizadas
Paulo Dytz, CEO e fundador da Soundthinkers, aponta que a IA será essencial para criar experiências sonoras personalizadas e impactantes. “O uso de sound data combinado com inteligência artificial permitirá às marcas criar ecossistemas sonoros únicos. A narrativa sonora será um elemento-chave para diferenciar produtos e fortalecer a conexão emocional com os consumidores.”
4 - Regulação e ética no uso de IA
À medida que a IA avança, cresce a necessidade de regulamentação que garanta o uso responsável e seguro da tecnologia. Paulo Dytz, da Soundthinkers, enfatiza: “É crucial encontrar o equilíbrio entre inovação e ética, especialmente no uso da IA para influenciar experiências emocionais. Precisamos garantir que o impacto seja positivo, respeitando os limites éticos e emocionais dos consumidores.”
Messias Junior, da Cubos Academy, complementa: “No setor educacional, a confiança nas ferramentas de IA depende de uma regulamentação sólida que assegure a privacidade e a segurança dos usuários, incluindo dados sensíveis de alunos. Além disso, é fundamental que a regulamentação acompanhe a evolução das tecnologias para evitar que lacunas possam gerar riscos ou desigualdades.”
5 - IA na saúde: eficiência e humanização no atendimento médico
Beirando as ciências exatas e humanas, a área da saúde vem sofrendo uma importante revolução. Com a inteligência artificial, a eficiência operacional anda ao lado da personalização do atendimento. Solano Todeschini, cofundador da Voa Health, destaca que a IA não é apenas uma ferramenta, mas um divisor de águas no setor: “Estamos vivendo um momento histórico na saúde, onde a tecnologia transforma a experiência do cuidado médico, permitindo que os profissionais foquem no que realmente importa: o paciente.”
A Voa Health exemplifica essa transformação com sua tecnologia que elimina burocracias, automatizando o registro clínico a partir do áudio do atendimento médico. Com isso, mais de 12 mil médicos já se beneficiaram, economizando até 80% do tempo gasto com prontuários e gestão administrativa. Para 2025, Todeschini prevê a adoção em massa do da IA para personalizar tratamentos e melhorar a precisão dos diagnósticos, garantindo que cada paciente receba um cuidado mais ágil, preciso e humano.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>