Fraude de anúncios, você sabe o que é?
Esse tipo de fraude direciona os dólares das campanhas para o bolso dos criminosos cibernéticos
As empresas que já ativaram campanhas de anúncios online, seja por uma empresa de advertising ou não, podem ter sido vítimas de fraudes não detectadas. Na ocasião, os fraudadores, usando bots e ferramentas avançadas de personificação orientadas por IA, geram impressões, cliques, downloads e outras interações falsas que não geram conversões legítimas.
Uma nova pesquisa da Pixalate, que avaliou mais de 42 bilhões de transações de anúncios programáticos abertos, revela uma taxa geral de fraude de cliques de 18% na web para desktop (26%), web para celular (15%) e in-app para celular (10%) no primeiro trimestre de 2024. Mas, afinal, é possível recuperar esse dinheiro perdido?
“Esse tipo de fraude é altamente prejudicial não só para as campanhas do cliente, mas para a reputação dos publishers de publicidade digital, gerando perda de receita, até mesmo para os profissionais mais experientes”, diz Marcelo Costa, Gerente Geral da Yandex Ads LATAM. Para o executivo, um dos maiores desafios é desvendar as diferentes táticas e ferramentas utilizadas pelos criminosos cibernéticos para impedir que eles continuem agindo desta maneira.
Marcelo reforça que, apesar dos desafios em identificar com antecedência quando este tipo de fraude está acontecendo, é importante não ignorar os feedbacks dos clientes. “Recebemos reclamações de que os dados entre o Google Analytics 4 e o Yandex Metrica tinham uma discrepância enorme”, diz.
“Começamos a investigar o problema e descobrimos que, na maioria dos casos, os números totais, sessões, compras e outros eventos, haviam discrepância aceitável abaixo de 20%, causada pela diferença de maneiras como o YM e o GA4 calculam sessões, filtram robôs, fraudes, acessos técnicos, redirecionamentos de páginas internas etc”, avalia.
Quando o cliente paga por cliques e impressões, espera-se que seus anúncios apareçam em sites confiáveis, renomados e com um número de acessos genuíno, porém, o ecossistema mais complexo de ads contribui para que fraudadores se infiltrem nele, prejudicando as campanhas.
“Ao investigar o problema, descobrimos que, na maioria dos casos, os números totais de sessões, compras e outros eventos tinham discrepância aceitável abaixo de 20%, causada pela diferença de maneiras como o YM e o GA4 calculam sessões, filtram robôs, fraudes, acessos técnicos, redirecionamentos de páginas internas, etc”, diz Marcelo.
Marcelo avisa que, para manter uma boa reputação com os clientes de empresas de ads, é vital que a organização desenvolva maneiras de detectar fraudes de forma precoce.
No mundo competitivo da publicidade digital, manter-se à frente das fraudes é fundamental para garantir um tráfego melhor do que o de seus concorrentes. “Quanto mais eficaz você for no combate à fraude, melhor será o tráfego que você receberá em comparação com seus concorrentes”, diz Marcelo. Para conseguir isso, é essencial aproveitar ferramentas de análise atualizadas para identificar padrões e tendências suspeitos. Ao monitorar de perto o comportamento do usuário, é possível identificar rapidamente possíveis problemas e fazer uma análise de comportamentos suspeitos, como alterações automáticas de utm_source ou redirecionamentos no meio da sessão. Esse nível de escrutínio pode ajudar a detectar e evitar atividades fraudulentas, garantindo que suas campanhas permaneçam eficazes e seguras.
Os check-ups regulares da integridade da campanha são igualmente importantes, garantindo que elas permaneçam eficientes e livres de fraudes. Além disso, o monitoramento de taxas de conversão anormais - especialmente aquelas que ultrapassam os padrões de referência do setor - pode ajudar a detectar possíveis fraudes.
Outro indicador importante é um aumento nos gastos com anúncios que não resulta em um crescimento proporcional do ROAS (Return on Ad Spend), o que pode indicar ineficiências ou fraudes. Por fim, as auditorias regulares de campanhas realizadas por profissionais do setor garantem que suas estratégias permaneçam sólidas e livres de manipulação, permitindo que sua empresa prospere em um mercado competitivo. “Essa é uma das maneiras mais eficazes de aumentar as taxas de conversão de anúncios e garantir que os clientes não percam o dinheiro investido em suas campanhas”, conclui Marcelo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>