Vendas de veículos batem recorde, e demanda por seguros cresce 16% em outubro
Alta do setor acompanha os números recordes de vendas de veículos, que tiveram o melhor mês de outubro da década, segundo a Fenabrave
A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis aumentou 15,97% em outubro, em comparação com o mesmo mês de 2023. Já na comparação com o mês anterior, setembro de 2024, o cenário foi de recuperação, com um crescimento de 7,58%, após duas quedas consecutivas. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito. “O ano de 2024 ainda não terminou, mas já podemos afirmar que se tratou de um período muito especial para o mercado de seguros, que obviamente tem impacto direto do aquecimento das vendas de automóveis. Para se ter uma ideia, mais uma vez a Fenabrave revisou a projeção de crescimento de vendas no balanço anual, que agora está em 16,8%, quase 5 pontos percentuais a mais do que os 12% previstos em janeiro”, afirma Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mercado de veículos novos teve o seu melhor mês de outubro da década, com um total de 264,9 mil veículos vendidos no País, um crescimento de 21,7% frente ao mesmo mês do ano passado. Somente no recorte dos automóveis e comerciais leves, o crescimento foi de 20,90% em relação a outubro de 2023, enquanto na comparação com setembro deste ano o salto foi de 12,22%
Ainda de acordo com o INDS, 12,9% das solicitações de seguros foram feitas para carros premium. Já o percentual de seguros ativos, que considera positivo se o tempo desde a última aprovação de crédito for de até 1 ano, ficou em 64,4%.
Financiamentos batem recorde
Dados do SNG (Sistema Nacional de Gravames) divulgados pela B3, em outubro, mostram que o número de financiamentos de veículos, tanto novos quanto usados, chegou a 670 mil unidades no mês, sendo este o melhor mês desde o início da série histórica em 2013. O cenário representou um crescimento acima de 25% em relação às 534 mil unidades financiadas em outubro de 2023. Em relação ao mês anterior, setembro deste ano, houve aumento de 11,6%. No acumulado do ano de 2024 até o mês de outubro, as vendas financiadas somaram 5,960 milhões, entre veículos novos e usados – incluindo motos, automóveis leves e pesados. Esse número apresenta um crescimento de 22,9% em relação ao ano de 2023, ou seja, cerca de 1,1 milhão de unidades a mais.
Ainda de acordo com o INDS, todas as regiões do Brasil apresentaram crescimento da demanda por seguros na comparação anual. A região Norte teve, novamente, o melhor resultado, com aumento de 27,55%. Centro-oeste (+16,63%), Sudeste (+15,83%), Sul (+15,42%), e Nordeste (+15,26%) completam o ranking.
Demanda por idade
O Índice Neurotech de Demanda por Seguros de outubro de 2024 também analisou a demanda por faixa etária dos segurados. Entre aqueles com idades entre 40 e 59 anos, houve o maior crescimento do mês (15,60%), em comparação com outubro do ano passado. 26 a 39 anos apresentaram procura 10% maior, enquanto a busca dos condutores mais jovens, com idades entre 18 e 25 anos, cresceram 9,59%. Acima dos 60 anos, que tradicionalmente apresentam maior procura junto às seguradoras, houve crescimento de 8%.
Sobre o INDS
O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.
Sobre a Neurotech
A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>