Especialista do Qntrl explica como as ferramentas de gestão potencializam as vendas na Black Friday
Crédito: Freepik
Investir em tecnologia permite que as empresas tenham controle sobre todas as etapas do processo, desde o planejamento do estoque até o atendimento ao cliente no pós-venda
A Black Friday é um dos eventos mais esperados no calendário do varejo. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, realizada em abril deste ano, 55% dos consumidores já planejam comprar na data e outros 35% ainda estão indecisos, mas costumam definir as compras entre três meses e algumas semanas antes do evento.
Com a crescente expectativa dos consumidores, empresas de todos os portes enfrentam o desafio de aumentar sua eficiência para responder à demanda intensa em curto período. Para auxiliar nisso, o uso de ferramentas de gestão de processos se tornou essencial para garantir melhor controle, rapidez e precisão nas operações.
“As soluções de gestão integram todos os processos críticos, como estoque, atendimento ao cliente, logística e marketing, oferecendo uma visão completa e em tempo real das operações”, revela Nicolas Nardolillo, Head de Marketing do Qntrl, empresa de tecnologia especializada em gerenciamento de processos de negócios (BPM) e automação de fluxos de trabalho.
Segundo ele, o gerenciamento de estoque não se limita apenas ao controle de produtos disponíveis ou ao cálculo de giro, mas abrange processos mais amplos, como produção e procurement, fundamentais para a definição do estoque de segurança e o planejamento do ciclo operacional da empresa. Nesse contexto, os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) desempenham um papel central ao integrar módulos como finanças, contabilidade, estoque e produção.
Além disso, ferramentas como o Qntrl, baseadas em BPM (Business Process Management), surgem para orquestrar processos que frequentemente ficam à margem dos principais sistemas. Muitos desses fluxos ainda dependem de ferramentas manuais como e-mails, planilhas e mensagens, dificultando a rastreabilidade e a manutenção do histórico, especialmente em casos de mudanças na equipe. Com o Qntrl, esses processos são formalizados e integrados aos sistemas de forma rápida e acessível, garantindo maior eficiência, rastreabilidade e integração entre pessoas e tecnologias.
Além disso, Nardolillo enfatiza que o sucesso na Black Friday não depende apenas de estratégias de marketing, mas da integração eficiente entre diferentes sistemas de gestão. Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) oferecem insights valiosos sobre as preferências dos consumidores, permitindo campanhas personalizadas e promoções mais assertivas. No entanto, a verdadeira vantagem competitiva surge quando essas soluções trabalham de forma integrada com outros sistemas, como o TMS (Transportation Management System), garantindo fluidez nas operações, rastreabilidade e controle total sobre cada etapa do processo.
“O desafio das empresas não está apenas em entender o cliente, mas em orquestrar todas as tarefas e fluxos de trabalho de forma ágil e conectada. Ferramentas que integram CRM, TMS e outros sistemas são essenciais para oferecer uma experiência completa e eficiente”, explica o executivo.
O Head destaca ainda que a logística desempenha um papel crítico durante a Black Friday, quando o aumento do volume de vendas exige uma estrutura robusta para entregas rápidas e sem falhas. Soluções como o TMS ajudam a organizar o transporte, monitorar o fluxo de pedidos e otimizar rotas, assegurando uma operação mais eficiente, ”o garantir uma logística ágil e bem estruturada, as empresas não apenas elevam a satisfação do cliente, mas aumentam as chances de fidelização ao proporcionar uma experiência de compra fluida e confiável”, complementa.
Para ele, investir em ferramentas de gestão de processos permite que as empresas tenham controle sobre todas as etapas do processo, desde o planejamento do estoque até o atendimento ao cliente no pós-venda. "Na Black Friday, cada segundo conta. Uma estrutura organizada, com informações centralizadas, garante que as equipes respondam rapidamente às mudanças de demanda e que os consumidores recebam o melhor serviço possível", conclui Nicolas Nardolillo, do Qntrl.
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