AWS oferece soluções sob medida para desafios tecnológicos do setor de seguros
A Amazon Web Services (AWS) aposta em soluções sob medida para ajudar o mercado de seguros a superar os seus desafios tecnológicos. Essas soluções ajudam as empresas a, por exemplo, aumentar a receita impulsionando o crescimento orgânico através de canais digitais e insights por dados. Segundo o Líder de Desenvolvimento de Negócios para o mercado de seguros Latam da AWS, Ronaldo França, isso decorre da introdução de novos canais digitais para melhorar o engajamento com segurados e analisar essas interações para obter sinais dos clientes. “É possível utilizar dados para impulsionar a aquisição de novos clientes e capturar prêmios adicionais de segurados existentes através de ações”, explica o executivo. Ele acrescenta que, neste caso, a solução é usada na automação de sinistros, transformação de canais digitais, transformação da experiência do cliente, análise de dados e IA generativa/ML.
Outro resultado alcançado é a redução dos custos, através da transformação da TI ao mesmo tempo em que se aumenta a agilidade do negócio. “Neste caso, as iniciativas trazem melhorias de processos de negócios existentes,aumentando velocidade, produtividade e eficácia, acelerando a transformação e a inovação do negócio em toda a empresa, além de reduzir o tempo de lançamento para desenvolvimento de produtos e aplicações”, pontua França. Ele ainda lista como os “casos de uso”, a modernização de sistemas centrais e de mainframe, a análise de dados e a transformação da experiência do cliente.
A AWS também ajuda os clientes a reduzir riscos através da simplificação dos relatórios financeiros. Para tanto, são fornecidos insights de negócios, que permitem impulsionar melhores resultados financeiros e responder a mudanças regulatórias através de execuções de modelagem atuarial “mais complexas e frequentes”. Além disso, há o aumento da eficiência e da velocidade em torno dos relatórios atuariais de fim de trimestre e fim de ano, especialmente na modelagem atuarial e de risco, na gestão e modelagem de risco financeiro.
Segundo França, a AWS trabalha com empresas de seguros para permitir crescimento e inovação através de migração de cargas de trabalho, eliminação de dívidas técnicas e realocação das economias de TI para iniciativas de crescimento e transformação.
Outro aspecto importante é a liberação de dados internos estruturados de sistemas legados com data lakes, combinando esses dados com dados externos e não estruturados, e aproveitando a IA generativa e o aprendizado de máquina para melhorar os insights sobre clientes e negócios.
Há ainda a ajuda aos cientistas de dados a construir, treinar e implantar rapidamente modelos analíticos, incluindo o uso de IA generativa para identificar novos sinais que levam a um melhor atendimento ao cliente, mitigação de riscos e capacidades preditivas.
Aos clientes também é disponibilizada a implantação de novos canais digitais, abrangendo portais, aplicativos móveis, centrais de atendimento, chatbots e voz para aumentar e melhorar as interações com os clientes, além de capturar e analisar novos sinais usando os serviços de análise, IA generativa e aprendizado de máquina da AWS.
São assegurados também o suporte a ambientes de pré-produção e produção para sistemas centrais (administração de apólices, sinistros e faturamento), reduzindo custos de TI e melhorando a agilidade dos negócios; e o fornecimento de poder computacional elástico para atuários, permitindo que eles executem modelos mais complexos de forma mais rápida e frequente, melhorando a visão geral dos riscos.
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