Insummit 2024: professora da ENS debateu impactos e perspectivas do Open Insurance
Na última quinta-feira, 24 de outubro, diversas atividades movimentaram o segundo dia do Insummit 2024. Criado pela SegBox, uma das principais agências brasileiras de inovação digital para o mercado seguros, o evento reuniu grandes nomes do setor, discutindo temas como Inteligência Artificial, transformação digital e novas abordagens para a experiência dos clientes. A iniciativa também contribuiu para o aperfeiçoamento dos profissionais da área. Gratuito e 100% on-line, o encontro contou com a participação da professora da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Priscila Figueiredo, no painel “Desafios e oportunidades do Open Insurance”.
O sistema aberto de seguros (Open Insurance) promete revolucionar o setor ao promover a transparência e o compartilhamento de dados, possibilitando novas oportunidades e desafios. O painel abordou como essa inovação está transformando a maneira pela qual os produtos são oferecidos e consumidos, detalhando os impactos para seguradoras, corretores e consumidores. Também foram analisadas as principais oportunidades que surgirão com a implantação do Opin, como a criação de produtos personalizados, maior competitividade e experiência mais fluída para o cliente.
“Quando falamos de Open Insurance, falamos sobre inovação e consentimento. É importante detalhar alguns conceitos introdutórios que se relacionam com a necessidade de melhor entender a sua importância e também a responsabilidade desse ecossistema. Não dá para falar do Open Insurance sem citar a Lei Geral de Proteção de Dados, que foi editada em 2018 e só começou a surtir efeito em 2020, quando questões relacionadas ao mercado aberto e ao uso de dados passaram a ser discutidas no Brasil”, disse Priscila Figueiredo.
Para a professora da ENS, o Opin deve democratizar o acesso ao seguro. “Quando aproximamos a regulação, os ambientes e os consumidores finais conseguimos executar a política nacional de acesso ao seguro, que é umas das principais bandeiras da regulamentação do mercado em que estamos inseridos. E isso é extremamente relevante para que o consumidor tenha cada vez mais produtos e ferramentas ao seu benefício”, concluiu.
Confira a íntegra do painel “Desafios e oportunidades do Open Insurance” clicando neste link.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>