Brasil,

No mês das crianças relembre as cartilhas educativas do Vovô Chopão que receberam o apoio do SindsegSC

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  SindsegSC – Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina (SindsegSC), tem entre seus objetivos, o compromisso de apoiar o desenvolvimento social do estado, e por conta disso apoia diversos projetos nessa área. Entre os projetos, está o apoio em cartilhas educativas para crianças e adultos, sobre diversos temas.

Roteirizadas e desenhadas pelo artista blumenauense Luiz Cé, conhecido como vovô Chopão, as cartilhas trazem temas importantes sobre saúde e segurança de forma descontraída e de fácil entendimento para todos. Em várias edições, o SindsegSC é parceiro do artista, como apoiador das cartilhas educativas e orientativas, impressas e online.

As cartilhas podem ser abordadas para todos os públicos, mas o maior foco são as crianças, que podem aprender de forma didática e divertida, sobre diversos assuntos.

Conheça um pouco mais sobre cada revista que contou com a parceria do SindsegSC:

Segurança pública:

A primeira cartilha lançada em conjunto com o vovô Chopão e o SindsegSC foi lançada em 2017. Nela, o vovô Chopão dá uma aula para as crianças, no qual ensina sobre o conceito de segurança pública ser muito amplo e abranger diversas áreas do nosso dia a dia como proteção de bens e pessoas; respeito pelas leis e manutenção da paz e ordem pública e segurança no trânsito.

Além disso, temas como segurança contra criminalidades; segurança pública e nas escolas e segurança nas ruas e à saúde também são abordados.

Ao final da tirinha, os personagens reforçam que além das autoridades, a população civil também pode contribuir com a segurança pública seguindo as leis e orientando as crianças desde pequenas. É possível ler a tirinha na íntegra, por meio deste link.

Paz no trânsito:

A segunda cartilha foi lançada em setembro de 2017, com o tema Paz no Trânsito: por um trânsito mais humano e sustentável. Durante as tirinhas, vovô Chopão explica para as crianças sobre o código de trânsito e quais as regras são obrigatórias para garantir a segurança de todos.

Na conversa entre os personagens, são abordados temas como respeitar as placas e sinalizações, preferência para pessoas com deficiência e cuidados para atravessar a rua. Além disso, nas tirinhas também é explicado a importância de os motociclistas usarem capacetes e também sobre o uso de cinto de segurança tanto para adultos quanto para crianças.

Ao final da tirinha, os personagens reforçam que se cada um fizer sua parte, o trânsito se tornará um lugar mais seguro e melhor para todos. É possível ler a tirinha na íntegra, por meio deste link.

Vamos nos proteger do Coronavírus:

Alguns anos depois, em 2020, foi lançada a cartilha de orientações sobre como se cuidar durante o período da pandemia da Covid-19, ou Coronavírus. Por meio de desenhos ilustrativos, Vovô Chopão explicou a situação que a população estava vivendo na época e informou como se comportar para garantir a própria segurança e a segurança de todos.

Os temas abordados foram o que é o Coronavírus, como ele é transmitido, quais os principais sintomas, como se proteger. Além disso, também abordava quais eram os grupos mais sensíveis à doença, quais as recomendações para sair de casa, a obrigação do uso de máscaras e qual era a situação dos tratamentos que existiam na época.

Apesar da doença já ter sido controlada, na época, as orientações foram importantes para informar a população. É possível ler a tirinha na íntegra, por meio deste link.

Lavar as mãos:

Logo em seguida, uma nova cartilha foi lançada com o tema sobre a importância de lavar as mãos, principalmente antes de se alimentar. Lançada em 2020, traz os personagens das historinhas do vovô Chopão se preparando para lanchar e contando que antes das refeições, é necessário se higienizar, mesmo que as mãos não pareçam sujas.

Além disso, também dá outras orientações de que momentos também são importantes para lavar as mãos, como depois de ir ao banheiro, de espirrar ou tossir e também ao brincar com animaizinhos - e finaliza reforçando que esses hábitos precisam ser seguidos tanto por adultos quanto por crianças, para evitar contaminações e doenças.

É possível ler a tirinha na íntegra, por meio deste link.

Saúde:

Em 2022, uma nova cartilha sobre saúde foi publicada. Nela, Vovô Chopão aborda novos temas de saúde e como “vai muito além de não estar doente”, inclusive abordando questões de prevenção para manter a qualidade de vida - do ponto físico ao ponto de vista mental, social e de preservação do meio ambiente.

Além disso, as tirinhas explicam a importância de se abordar temas ambientais e de saúde com as crianças, desde que elas são pequenas, para que elas cresçam conscientes e cuidadosas. A tirinha também orienta sobre questões de beber muita água e sobre como procurar um médico em sinal de desconforto. É possível ler a tirinha na íntegra, por meio deste link.

Doação de sangue:

Ainda na área de saúde, foi realizada uma cartilha sobre doação de sangue e a importância que essa ação tem. Também com os personagens do vovô Chopão, a cartilha explica sobre os motivos para doações de sangue e como essa pequena ação pode ter um grande impacto na vida de diversas pessoas.

Na cartilha, os leitores são orientados sobre quais os critérios para doar e quais são as etapas do momento de doação. Ao final, a cartilha pede que o conteúdo seja compartilhado com o maior número de pessoas possíveis. É possível ler a tirinha na íntegra, por meio deste link.

Programa Contribuindo com o Saber

O Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina busca cada vez mais se integrar com os objetivos da sociedade, e é por isso que há anos desenvolve o programa Contribuindo com o Saber a mais de 20 anos. Com o intuito de incentivar a leitura e o conhecimento para cada vez mais pessoas, a entidade faz doações de livros, campanhas e até indicações de leituras em diversas áreas.

Fundado em 2004, o programa promove anualmente ações de conhecimento por meio de livros, revistas, flyers e materiais que podem ser utilizados educativamente nas bibliotecas, salas de aula ou outros campos educacionais. Além disso, por meio do Contribuindo com o Saber, o SindsegSC já doou mais de 10 mil livros em diversas regiões de Santa Catarina - sempre buscando espalhar cada vez mais o incentivo a leitura.

Internamente e para o mercado de seguros, o programa também traz indicações de livros, revistas e outros materiais, para conhecimento geral e que podem agregar ainda mais no cotidiano de todos.

Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina - SindsegSC congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por João Amato.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar