Fast Track: tecnologia inovadora reduz tempo de regulação de sinistro do seguro habitacional
Desenvolvida internamente na CSH, solução é inédita no mercado e acaba de ganhar o Prêmio Best Performance
Líder no mercado brasileiro de seguro habitacional há mais de duas décadas, a CNP Seguros Holding Brasil (CSH) consolidou este ano no mercado o Fast Track, metodologia criada internamente pela empresa para reduzir o tempo do pagamento de sinistros do seu produto habitacional, aumentar a satisfação de seus clientes e gerar economia durante todo o processo.
“O grande diferencial do Fast Track foi a ousadia em simplificar o que era complexo. Em vez de adicionar mais burocracia, decidimos digitalizar e otimizar o processo de sinistros, introduzindo uma vistoria 100% digital”, explica Priscila Marques, superintendente de Operações da CSH.
A vistoria digital reduziu significativamente os custos operacionais e passou a oferecer ao cliente uma experiência mais ágil e intuitiva. Aliado a essa tecnologia, a empresa desenvolveu uma capacitação dentro da própria área de sinistros em Robotic Process Automation (RPA), uma tecnologia de automação inteligentes (robôs) para a execução de processos repetitivos. A capacitação de um time de especialistas foi um dos maiores diferenciais, permitindo automações muito mais precisas e eficientes, ataque direto aos gargalos e elevação do nível de qualidade e precisão nas análises de sinistros.
Redução de custos e ganhos na experiência
A implementação do Fast Track transformou a eficiência operacional da CSH e gerou um impacto profundo na experiência do cliente, refletido diretamente na redução do tempo do pagamento da indenização do sinistro. Antes da implementação do novo modelo, no primeiro trimestre de 2023, o tempo médio para a regulação de um sinistro era de 17 dias.
“Com a introdução da vistoria digital, que eliminou etapas burocráticas e permitiu uma maior agilidade na troca de informações, o tempo médio foi drasticamente reduzido. No primeiro trimestre de 2024, esse tempo caiu para 9 dias, uma redução de quase 50%”, afirma Priscila. “Iniciativas como essa reforçam o compromisso da CSH em oferecer uma experiência excelente para os clientes”.
Outro ponto positivo foi a redução do custo médio da vistoria. A vistoria passou a ser realizada de forma remota, a partir de uma interface simples e intuitiva, em que o segurado pode facilmente compartilhar imagens e as informações necessárias diretamente pelo celular.
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