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Especialista apresenta estratégias para garantir a excelência operacional em instituições de saúde

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Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, explica como usar a tecnologia e técnicas de gestão em clínicas e hospitais para estimular a qualidade dos serviços e atendimento

Garantir a eficiência dos processos internos é essencial em qualquer hospital ou clínica que busca melhorar a experiência do paciente. Com os custos e a competitividade do setor em alta, torna-se cada vez mais necessário implementar estratégias de sustentabilidade financeira que consigam, ao mesmo tempo, otimizar a qualidade do atendimento.

Apenas no primeiro semestre de 2023, instituições de saúde brasileiras, incluindo as privadas, enfrentaram um déficit de 4,3 bilhões de reais, conforme dados da ANS. Esse contexto reforça ainda mais a urgência de melhorias administrativas na saúde.

Segundo Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, para garantir a excelência operacional é preciso identificar gargalos nos aspectos operacionais, desde o atendimento até a gestão interna, e implementar melhorias. “É possível utilizar ferramentas de qualidade, como auditorias e monitoramento de indicadores, para estimular padrões elevados de qualidade. Essas soluções são fundamentais para manter a confiança dos pacientes e a competitividade no mercado”, explica.

Foco na qualidade e eficiência

A qualidade do atendimento e a gestão eficiente andam de mãos dadas. Para Feltrim, um diagnóstico profundo das operações é o primeiro passo para encontrar áreas de melhoria. “A revisão periódica de processos, aliada à capacitação contínua dos profissionais, pode melhorar significativamente o desempenho de uma clínica ou hospital”, ressalta.

Além disso, a digitalização dos serviços de saúde, como a telemedicina, tem sido uma aliada na redução de custos e na centralização das operações, permitindo maior integração entre as equipes e um acompanhamento mais preciso dos pacientes. “O uso de prontuários eletrônicos centraliza o histórico clínico, facilitando o acesso das equipes a informações atualizadas, melhorando a comunicação entre profissionais e reduzindo o tempo de resposta dos tratamentos. Esse movimento otimiza os processos, além de aumentar a precisão dos diagnósticos e o nível de satisfação dos pacientes”, explica o especialista.

Implementação de ferramentas de qualidade

Agora, quando o foco é a garantia da excelência do atendimento, Feltrim enfatiza a importância de utilizar ferramentas como auditorias e monitoramento de indicadores de desempenho. “O uso de métricas adequadas permite que clínicas ou hospitais identifiquem falhas e adotem práticas mais eficientes, sem comprometer a qualidade do atendimento”, ressalta.

Um exemplo disso é a implementação de auditorias periódicas que avaliam desde a gestão de pessoal até a aplicação de tecnologias emergentes, como sistemas de gestão financeira digital, que podem prever cenários e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Sustentabilidade e competitividade

A sustentabilidade financeira é um desafio constante, isso pode ser mitigado com estratégias inteligentes. “Negociar com fornecedores, reduzir desperdícios e investir em tecnologias emergentes são medidas essenciais para aumentar a competitividade e garantir um futuro mais eficiente para o setor”, afirma Feltrim.

Ele também destaca a importância de melhorar a experiência do paciente, garantindo que suas necessidades sejam priorizadas, o que pode ser medido com pesquisas de satisfação, como o NPS (Net Promoter Score), que ajudam a identificar possíveis ajustes. “Ao adotar uma abordagem integrada e personalizada, as instituições de saúde podem transformar desafios em oportunidades, fortalecendo sua posição no mercado”, recomenda.


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