Porto amplia oportunidades para colaboradores com deficiência
Novo programa “Florescer” conta com ações previstas ao longo do ano para promover o autoconhecimento e a autoconfiança de pessoas com deficiência
Próximo ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a Porto destaca uma de suas novas iniciativas voltadas ao público interno: o programa "Florescer", que proporciona ações direcionadas ao desenvolvimento, autoconhecimento, pertencimento e fortalecimento da autoconfiança dos mais de 500 colaboradores com deficiência da empresa.
A iniciativa oferece palestras, letramento e exemplos de boas práticas para apoiar o desenvolvimento de cada pessoa, assegurando que se sintam preparadas para assumir qualquer posição desejada. A primeira ação da jornada incluiu uma palestra abordando como ser protagonista da sua própria história e carreira, conduzida por Milca da Silva, Coordenadora de Diversidade do Instituto XP, com a participação de 136 colaboradores.
Pensando na construção de uma jornada, neste mês o programa seguirá com um exercício de autoconhecimento voltado para os 4 temperamentos humanos. Em seguida, o foco será inteligência emocional e autoconfiança, com discussões sobre como enfrentar desafios diários. Já em novembro, uma especialista do RH da Porto compartilhará dicas práticas para ajudar a todas as pessoas presentes a se prepararem para entrevistas e se apresentarem com mais segurança, confiantes de seu potencial.
“O Florescer foi construído a partir das necessidades mapeadas em pesquisas e interações com participantes do grupo de afinidade do Juntos, nosso programa de diversidade, equidade e inclusão. Nosso objetivo é criar ferramentas dentro da organização para apoiar as particularidades e demandas de cada pessoa. Vamos dar ênfase à questão da autoconfiança, pois percebemos que as inseguranças que muitas pessoas trazem são um dos principais desafios”, afirma Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura da Porto.
Além da novidade, ao longo deste ano, a companhia realizou a 17ª edição do Programa de Formação da TI, e pela terceira vez, intencionalmente, contou com uma turma afirmativa para pessoas com deficiência, oferecendo 25 vagas e possibilidades futuras de integração ao quadro de colaboradores. Criado em 2007, o programa visa qualificar profissionais de tecnologia, proporcionando desenvolvimento técnico e comportamental com um modelo personalizado de capacitação. Com a iniciativa, após o treinamento, 15 alunos do curso se tornaram Portolovers e passaram a compor as equipes de tecnologia da Porto.
Para promover um aprendizado eficiente e inclusivo, o treinamento foi adaptado para garantir a acessibilidade de todas as pessoas participantes. As aulas contaram com intérpretes de Libras e legendas para alunos com surdez, e o software NVDA (leitor de tela livre, aberto e portátil para a Microsoft Windows) foi utilizado pela pessoa com deficiência visual para a leitura dos conteúdos expostos em telas. Além disso, toda a equipe buscou compreender os desafios individuais e oferecer suporte contínuo, por meio de novas soluções e reforços nas situações de dificuldades.
Do individual ao coletivo
Visando continuar evoluindo, a companhia iniciou, em 2022, uma pesquisa de acessibilidade aberta a todas as pessoas com deficiência. Os resultados são analisados em diversas áreas da empresa, incluindo RH, equipe de obras, espaço saúde e segurança corporativa, para implementar melhorias com base nas sugestões recebidas. Em 2023, a pesquisa recebeu 225 respostas, das quais 98% dos participantes avaliaram os canais de comunicação da Porto, os sistemas de RH e os eventos como acessíveis. Isso representa um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Patrícia reforça que a Porto tem construído diálogos que reconhecem que experiências individuais são importantes para construir ambientes coletivos que sejam realmente diversos. “Ter um olhar atento para a vivência de pessoas com deficiência e suas particularidades fortalece o sentimento de que todas as pessoas importam. Reconhecemos que ainda temos um longo percurso pela frente, mas estamos comprometidos em seguir avançando nessa jornada”, finaliza.
Sobre a Porto
A Porto é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com mais de 75 anos de mercado, a companhia possui quatro unidades de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviço. Além de 17,7 milhões de clientes únicos, 13 mil funcionários, 13 mil prestadores e 37 mil corretores parceiros, a empresa conta ainda com sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Fazem parte do universo Porto: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Uruguay entre outras. Em 2023, a companhia apresentou R$ 31,7 bilhões de receita e lucro líquido de R$ 2,26 bilhões. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>