Grave incêndio em navio da Maersk (Destaque)
O navio porta-contêineres Maersk Frankfurt, recém-construído e fretado pela Maersk, sofreu um grande incêndio no Mar da Arábia, na costa da Índia, no dia 19 de julho de 2024.
O Centro de Coordenação de Resgate Marítimo (MRCC) em Mumbai recebeu o pedido de socorro do navio Maersk Frankfurt, relatando um grande incêndio que ocorria aproximadamente a 50 milhas náuticas de Karwar, na Índia. O navio havia partido do porto de Mundra, no norte da Índia, com destino a Colombo, no Sri Lanka. Estava programado para seguir para a Malásia, Cingapura e, em seguida, para a China. O último sinal do Sistema de Identificação Automática (AIS) mostrou que ele estava navegando a uma velocidade reduzida de 5 nós, com seu status indicando estar “fora de controle”.
O combate ao incêndio foi comandado com o apoio da Guarda Costeira Indiana (ICG), que enviou suas aeronaves Dornier e os navios Sachet, Sujeet e Samrat para auxiliar. Os primeiros esforços foram concentrados em extinguir o incêndio e garantir a segurança da embarcação e de sua tripulação. De acordo com o Ministério de Navegação da Índia, o navio tinha 31 tripulantes a bordo, incluindo cidadãos filipinos, montenegrinos e ucranianos. Oficiais da Guarda Costeira disseram que o incêndio foi controlado depois de mais de 24 horas, mas um dos 21 tripulantes do navio segue desaparecido.
O Maersk Frankfurt é um navio de carga geral com o IMO 9969065, possui um peso morto (DWT) de 76.500 toneladas, tem 255 metros de comprimento e capacidade para transportar 5.920 TEU. Foi entregue em 2024 e navega sob a bandeira do Panamá. O navio é de propriedade da Imabari Shipbuilding do Japão e está sendo administrado pela Bernhard Schulte-HKG LP de Hong Kong, operando em regime de time charter para a Maersk
O navio está registrado para transportar cargas perigosas, porém não está claro quais itens estão a bordo ou se estão afetados pelo incêndio. A Imabari informou quando o navio foi entregue há dois meses que ele foi projetado para permitir o carregamento de um grande número de contêineres refrigerados nos porões e no convés.
Os incêndios em navios porta-contêineres têm sido uma ameaça persistente, com vários incidentes de alto perfil. Sempre que ocorre um acidente marítimo, isso chama atenção para a importância do seguro. O seguro de transporte internacional cobre as mercadorias transportadas contra uma série de riscos a que estão expostas, tais como danos causados por eventos naturais, acidentes, avarias, operações de carga e descarga, quedas, molhadura, incêndio, explosão, roubo, extravio, despesas de avaria grossa, perdas de contêineres, entre outros.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>