Golpes nas vendas e compras pelas redes sociais: um alerta para empresas e consumidores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wendy Candido

Nos últimos anos, as redes sociais se consolidaram como plataformas essenciais para o comércio eletrônico. No entanto, tamanha popularidade também chamou atenção de golpistas que buscam explorar usuários desavisados e com táticas cada vez mais sofisticadas, esses criminosos têm causado prejuízos significativos aos compradores e, muitas vezes, também para as empresas. De acordo com dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os golpes financeiros pela internet aumentaram cerca de 80% em 2023 e, entre os principais alvos, estão o Facebook, Instagram e WhatsApp.

Fernando Nery, CEO da Portão 3, uma plataforma mineira de gestão de despesas corporativas, destaca que as plataformas não podem se eximir quando o assunto é assumir responsabilidade na proteção dos usuários. “O Meta, por exemplo, tem investido em tecnologias de detecção de fraudes e campanhas educativas para alertar seus usuários sobre os riscos. Porém, a eficácia dessas medidas depende da colaboração ativa dos consumidores em reportar atividades suspeitas”, diz.

Como se proteger?

A melhor defesa contra esses golpes é a informação e a cautela. Abaixo, confira lgumas dicas importantes para se proteger:

Pesquisa: antes de realizar qualquer compra, pesquise sobre a loja ou vendedor. Verifique comentários, avaliações e procure por reclamações em sites como Reclame Aqui.
Desconfie de ofertas com valor muito abaixo do mercado: se o preço parece bom demais para ser verdade, provavelmente é um golpe.
Use métodos de pagamento seguros: prefira métodos de pagamento que ofereçam alguma forma de proteção ao comprador, como cartões de crédito ou plataformas de pagamento confiáveis.
Não clique em links suspeitos: evite clicar em links recebidos de desconhecidos ou em ofertas que pareçam duvidosas. Sempre acesse o site oficial da loja diretamente pelo navegador.
Verificação em duas etapas: habilite essa função em suas contas de redes sociais para aumentar a segurança.

O comércio pelas redes sociais oferece conveniência e oportunidades, mas é importante, antes de tudo, estar atento aos riscos associados. A conscientização e a adoção de práticas seguras são necessárias para evitar cair em golpes, por isso, os consumidores devem sempre manter um olhar crítico e tomar precauções antes de finalizar qualquer transação online.

Sobre Portão 3:

Portão 3 é uma plataforma de gestão de despesas para grandes empresas e indústrias. Com enfoque na gestão, em um único local, unificamos todas as despesas, como anúncios, alimentação, combustível, pedágio, viagens e outras despesas de pagamentos das empresas. Nossa missão é oferecer maior controle aos departamentos financeiros, tornando seu dia a dia mais simples. Com um volume transacional superior a meio bilhão de reais, impactamos mais de 800 empresas em toda a América Latina. Recebemos aceleração da Y Combinator' 21 e fomos reconhecidos como Endeavor Scale Up'22, além de sermos referência em Inovação Aberta no ranking "100 Open Startups". Em 2023, conquistamos os selos Most Loved Workplace e Great Place to Work.