Negócios varejistas no Brasil: navegando na era digital em busca de um futuro sustentável
Nelson Roberto Furquim é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Desenvolvimento de Negócios do Centro de Ciências Sociais (CCSA) e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
O mercado de varejo brasileiro vive uma transformação profunda, impulsionada pela era digital e as mudanças no comportamento dos consumidores. A pandemia acelerou esse processo, consolidando o e-commerce como um canal essencial e exigindo das empresas uma rápida adaptação às novas tecnologias e tendências.
Dados da Neotrust revelam que o e-commerce brasileiro movimentou R$ 434,4 bilhões em 2023, um crescimento de 12,3% em relação ao ano anterior. Esse crescimento, somado à crescente omnicanalidade, exige que as empresas varejistas invistam em soluções digitais para integrar seus canais de venda e oferecer uma experiência personalizada e fluida aos seus clientes.
A inteligência artificial está sendo utilizada para automatizar tarefas, personalizar ofertas e analisar dados de consumo, enquanto a realidade aumentada e virtual permite que os clientes visualizem produtos em seus ambientes antes de comprar.
O comportamento dos consumidores também está em constante mudança. Eles estão mais exigentes, informados e conectados, buscando produtos e serviços que se encaixem em seus valores e estilo de vida.
A Global Consumer Insights Survey (GCIS), pesquisa realizada pela PwC, em 2022, avaliou que quase 9 mil consumidores, de 25 países, incluindo o Brasil, tomam a decisão de adquirir um produto muito antes de fechar o negócio. O estudo aponta que 79% dos consumidores brasileiros pesquisam antes da decisão final de compra, percentagem muito acima dos 56% registrados mundialmente. Além disso, 63% consultam avaliações de outros clientes antes de tomarem suas decisões e 65% usam aplicativos de varejistas para consultas e comparações de produtos e preços (respectivamente, 54% e 40% na média mundial). Cerca de 72% dos consumidores entrevistados preferem comprar de empresas com valores e práticas sustentáveis.
Essa mudança exige das empresas varejistas um foco maior na experiência do cliente, na personalização das ofertas e na comunicação transparente de seus valores e práticas. A sustentabilidade, por exemplo, se tornou um fator crucial para o sucesso das empresas no varejo.
Um levantamento feito em nível nacional pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que 74% dos entrevistados adotam hábitos sustentáveis. Já um estudo da GlobeScan revela que 73% dos consumidores brasileiros acreditam que as empresas devem ter um papel ativo na promoção da sustentabilidade. Essa demanda crescente impulsiona a adoção de práticas sustentáveis na cadeia de valor, como a redução do consumo de energia e água, a utilização de materiais reciclados e a promoção de produtos ecológicos.
Diante de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, as empresas varejistas que desejam prosperar no futuro precisam investir em inovação, sustentabilidade e na construção de relacionamentos duradouros com seus clientes. A omnicanalidade, a personalização, a experiência do cliente e a sustentabilidade serão os pilares do sucesso no varejo do futuro.
Para navegar nesse novo cenário, as empresas varejistas precisarão:
- Investir em tecnologias de transformação digital: inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, big data e analytics serão ferramentas essenciais para otimizar operações, personalizar ofertas e entender melhor o comportamento dos consumidores;
- Adaptar-se às mudanças no comportamento dos consumidores: oferecer experiências personalizadas, omnichannel e com foco na sustentabilidade será fundamental para fidelizar clientes e conquistar novos mercados;
- Manter-se competitivas em um mercado dinâmico: investir em inovação, agilidade e diferenciação será essencial para se destacar da concorrência e prosperar no futuro.
Cabe destacar que o varejo está em um momento de efervescência, moldado por tecnologias disruptivas, consumidores em constante mutação e mercados cada vez mais dinâmicos. O sucesso no futuro dependerá da capacidade das empresas de se adaptarem ao novo panorama, abraçando a transformação digital, personalizando a experiência do cliente, priorizando a sustentabilidade e construindo uma marca forte e autêntica. Aquelas que se destacarem nesse cenário dinâmico e competitivo serão as grandes protagonistas da próxima era do varejo, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.
*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
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