Além das fronteiras empresariais: equipes globais impulsionam novas oportunidades de mercado
Com modelo de trabalho inovador, agência soteropolitana Intermídias atua com equipes distribuídas em Salvador, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso
Com a evolução dos meios de comunicação e a globalização dos negócios, o trabalho remoto se consolidou como uma realidade presente em muitas organizações ao redor do mundo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Korn Ferry, consultoria global de carreira, durante a pandemia da Covid-19, cerca de 85% das empresas do país adotaram essa modalidade de trabalho devido ao momento mundial vivido, levando diversas empresas a terem o primeiro contato com a gestão remota de equipes.
A necessidade de adaptação ao cenário imposto pela crise sanitária levou as organizações a explorarem novas formas de trabalho, especialmente a gestão online de equipes. Os líderes foram desafiados a encontrar maneiras eficazes de coordenar seus colaboradores, independentemente da localização física, percebendo que é possível obter eficiência e resultados mesmo em um ambiente virtual.
As equipes globais remotas têm se mostrado altamente vantajosas em diversos aspectos. A possibilidade de acessar talentos e empresas em qualquer parte do mundo, bem como a diversidade cultural e de experiências de trabalho, enriquece o ambiente organizacional e traz perspectivas e insights valiosos para os desafios estratégicos enfrentados pelas empresas.
Além disso, a gestão remota proporciona uma redução significativa de custos operacionais, uma vez que não há a necessidade de manter espaços físicos para abrigar toda a equipe. Isso resulta em maior flexibilidade e autonomia tanto para os colaboradores quanto para a empresa, permitindo uma adaptação mais ágil às demandas do mercado dentro das necessidades do dia a dia.
Os benefícios do trabalho remoto não se limitam apenas às empresas, mas se estendem também aos profissionais. Segundo um estudo divulgado pela Tracking Happiness em 2023, os colaboradores relataram estarem até 20% mais felizes trabalhando remotamente do que quando estavam presencialmente em um escritório. Esse aumento na satisfação está diretamente relacionado à flexibilidade de horários, redução do tempo gasto em deslocamentos e maior autonomia na organização do trabalho.
A tendência de formação de equipes plurais e globais não tem sido exclusiva de grandes corporações multinacionais, trabalhar além das culturas e das fronteiras é uma atitude cada vez mais vista em empresas modernas de diversos portes. Em Salvador, a Agência Intermídias têm adotado essa prática com sucesso. Com mais de 10 anos de experiência no mercado de Inbound Marketing, a empresa conta com colaboradores não apenas em diversas regiões do Brasil, a exemplo de Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, mas também em países como as Filipinas.
Inovadora, ousada e disruptiva em seu modelo de gestão, em 2024 a Intermídias apresenta uma nova marca, ainda mais alinhada ao seu compromisso de ser vanguarda nas estratégias de gestão, inbound, prospecção e captação de novos mercados, explorando caminhos e conectando a essência nordestina com diversos locais do mundo através de uma equipe plural.
"No final de 2019, antes mesmo da pandemia, já havíamos decidido pelo modelo de trabalho remoto. Em março de 2020, quando todos os nossos clientes tiveram que se adaptar a esse modelo, nós já estávamos com alguns meses de experiência, com isso, pudemos passar os nossos aprendizados e ajudá-los a se organizar internamente com as suas equipes. Depois disso, passamos a uma nova fase, com uma parte da equipe localizada em Salvador, e outra parte em outras localidades do Brasil e do mundo. Atualmente, temos a oportunidade de agregar diversos talentos e conquistar novos clientes, entregando resultados mensuráveis, através do ambiente online", conta Ian Castro, fundador e diretor da Intermídias.
Essa diversidade geográfica e cultural proporciona um ambiente de trabalho enriquecedor, onde diferentes perspectivas e habilidades são valorizadas. Além disso, a possibilidade de contar com profissionais de diferentes partes do mundo ampliou as oportunidades de crescimento e inovação para a Intermídias, contribuindo para sua competitividade no mercado globalizado.
“Conseguimos provar para o mercado, e para nós mesmos, diariamente, que é possível crescer a partir desse modelo de gestão global, que favorece não apenas uma maior qualidade de vida para os nossos colaboradores, mas também o desenvolvimento de negócios mais sustentáveis, uma vez que temos um foco seletivo de clientes. Escolhemos atender especificamente pequenas e médias empresas, o que nos permite compreender profundamente as necessidades desse nicho, e que podem ser atendidos independente do local, nesse formato”, acrescenta o diretor.
No entanto, apesar dos inúmeros benefícios do trabalho remoto e da formação de equipes globais, é importante ressaltar que essa modalidade de trabalho também apresenta desafios. A comunicação eficaz, a gestão do tempo e a manutenção do engajamento da equipe são questões que requerem atenção especial da liderança, garantindo que todos os membros da equipe estejam alinhados com os objetivos estratégicos e tenham acesso às informações necessárias para realizar seu trabalho de forma eficaz.
"Um dos maiores desafios é conseguir manter um dos principais diferenciais que temos: o atendimento personalizado e transparente. Levamos isso tão a sério na Intermídias que até a nossa capacidade operacional máxima é baseada na excelência da prestação do serviço. Para conseguirmos manter essa qualidade no atendimento aos nossos clientes, num modelo de trabalho remoto, nos preocupamos em investir ainda mais em momentos de feedback, formais e informais, além de treinamentos e outros benefícios para mantermos os nossos profissionais engajados."
O novo modelo de gestão da Intermídias exemplifica como uma empresa pode prosperar em um ambiente empresarial globalizado através de uma estratégia bem elaborada, promovendo diversidade e colaboração eficiente além das fronteiras, obtendo eficiência e resultados mesmo em um ambiente virtual.
“Como diretor e fundador da Intermídias, me sinto orgulhoso de participar e testemunhar o sucesso do modelo de gestão de equipe global que construímos. Durante os últimos anos, estive acompanhando a minha equipe de diversos países do mundo e essa experiência só me mostrou que era possível tornar não só o meu sonho viável, mas transmitir a mesma sensação de autonomia e realização pessoal e profissional aos meus colaboradores, onde quer que eles estivessem. Ao unir talentos de diversas partes do mundo, conseguimos exercer o nosso propósito e construir uma cultura de colaboração e inovação, que só aumenta a nossa performance e, consequentemente, os resultados dos nossos clientes”, finaliza Ian.
Confira abaixo manifesto da Intermídias
Com mais de 10 anos de mercado e um time majoritariamente feminino, a Intermídias sabe que o futuro anda lado a lado aos seus compromissos.
Inovadora, ousada, disruptiva e audaciosa em seu modelo de gestão, acreditamos que mudar faz parte do jogo e por isso nos permitimos sempre experimentar e descobrir novos caminhos.
Após meses de diálogos e pesquisa, a Intermídias apresenta uma nova marca, ainda mais alinhada ao seu compromisso de ser vanguarda nas estratégias de gestão, inbound, prospecção e captação de novos players, reconhecendo que o futuro é imediato e que nós jamais seguiremos atrás.
Como uma empresa originalmente baiana, presente em diversas partes do mundo, levamos a nossa essência nordestina para contribuir com outras culturas, mantendo-nos sempre interconectados, como no símbolo que representa a nossa marca.
Refletindo o nosso amadurecimento, com mais de R$ 3 milhões investidos nas principais plataformas de mídia e resultados comprovados em campanhas online, a nova identidade visual reflete o nosso joie de vivre, uma expressão usada em francês e que pode ser traduzida como “alegria de viver”, característica refletida no nosso olhar atento e focado em encontrar as melhores soluções para os nossos clientes.
A marca é nova mas o nosso compromisso continua igual: gerar resultados mensuráveis.
Nossos valores são os mesmos. Não acreditamos em olhar para um mercado novo de uma forma antiga. Seguimos um Modelo de Gestão Global e de Contratação Flexível. Prezamos pelo atendimento Personalizado e Transparente. Apostamos em Inovação e Resultados.
Por tudo isso, é que construímos uma experiência sólida e seletiva, e estamos preparados e renovados para mais um novo ciclo, exercendo a nossa paixão em sermos especialistas em marketing digital e vendas online.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>