E-commerce: Especialista aponta 3 estratégias para melhorar a experiência do cliente em 2024
Tecnologia e atendimento resolutivo estão entre as táticas para resolver principais gargalos
Quem nunca desistiu de realizar uma compra online por conta de uma má experiência? De acordo com levantamento da CX Trends 2023, realizado pela Zendesk, para 73% dos consumidores, atendimentos ruins podem motivar a migração para um produto ou serviço da concorrência; dos quais cerca de 50% afirmaram que abandonaram a compra após uma experiência ruim. Segundo pesquisa recente da BigData Corp, a quantidade de lojas virtuais teve um aumento de 16,5% em 2023, totalizando mais de R$ 1.9 milhão. Em um cenário promissor de crescimento do e-commerce, tecnologias e simples ajustes podem melhorar a experiência do cliente.
De acordo com Lucas Castellani, fundador e CEO da Cartpanda, plataforma completa que desenvolve soluções para o e-commerce, a implementação de melhorias de checkout e pagamento pode incrementar as vendas em números significativos. “Já tivemos clientes com o crescimento de 38% em receita com a utilização do checkout de pagamento personalizado, apontando que simples, porém efetivas mudanças, podem impactar diretamente no sucesso do negócio”, avalia.
Pensando nisso, o especialista separou algumas das principais dicas para que as lojas possam oferecer uma boa experiência aos clientes. Confira abaixo:
Ter um atendimento impecável
Se você conseguir solucionar os problemas do cliente de forma rápida e eficiente, eles com certeza ficarão satisfeitos com a sua loja. Portanto, procure sempre encontrar maneiras de oferecer um ótimo atendimento ao cliente, sempre buscando melhorar a experiência do cliente desde o atendimento até o final.
Melhorar a facilidade de uso do site
Tornar o site mais fácil de acessar e navegar entre as páginas pode ajudar a garantir que os clientes encontrem o que procuram com mais facilidade e completem as compras com sucesso em menos tempo. Isso inclui otimizar etapas de compra com ferramentas como checkout de um clique, que permitem que o consumidor salve seus dados para futuras compras e que estas sejam cada vez mais rápidas e intuitivas.
Pedir feedbacks e avaliações
Dessa forma, você poderá construir uma imagem positiva da sua loja para que novos clientes já saibam que é uma marca confiável e íntegra. Para incentivar os clientes a deixarem uma avaliação, um conselho interessante é oferecer um cupom de desconto para o próximo pedido. Assim, além de garantir uma avaliação, isso ajuda no fortalecimento da marca.
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