Executiva Gabriela Rosati da Alper Seguros aborda estratégias e desafios de comunicação no setor de seguros em evento da Freela
No dia 12 de março, a Freela promoveu o evento “A força da comunicação no mercado de seguros”. O encontro reuniu alguns dos principais executivos e especialistas do setor para debater diversos tópicos relacionados ao tema. O encontro aconteceu no auditório da Escola de Negócios e Seguros em São Paulo, e contou com a presença dos profissionais de comunicação que atuam no segmento.
A diretora executiva de Marketing, Comunicação e Digital da Alper Seguros, Gabriela Rosati, participou de um painel mediado pela jornalista Carol Rodrigues, junto com Oliver Haider, superintendente de Marketing da Porto Seguro; e Flávio Otsuka, diretor de Estratégia de Crescimento e Marketing da Tokio Marine.
Com o tema ‘a comunicação no setor de seguros’, a primeira roda de conversa mencionou como as companhias desenham suas estratégias para se comunicar; de que forma o corretor de seguros está inserido nesse contexto; e o papel da comunicação para o desenvolvimento e crescimento do setor, o que envolve as assessorias de imprensa, as agências de publicidade, além da mídia especializada.
“Quando imaginei que teríamos um evento em 2024 no mercado de seguros, para falar de comunicação? O papel que a comunicação, o marketing, tem desempenhado hoje para que o mercado cresça, e se transforme. Temos uma transformação acontecendo muito rápido. Falamos sobre o papel da mulher no setor, da diversificação de produtos, das estratégias para captar mais corretores, divulgar produtos e verificar as necessidades do consumidor, mas que é difícil”, explicou Gabriela Rosati, executiva de Marketing, Comunicação e Digital da Alper Seguros.
Em seguida, a executiva falou sobre alguns detalhes relacionados a história da Alper Seguros na compra das corretoras e no seu processo de gestão. “A Alper era BR Insurance, uma companhia que começou em 2010 com IPO, tendo uma forte histórico de consolidação, trabalhando a compra de outras corretoras. É um mercado de consolidação de corretoras e corretagem de seguros. E nesse processo de compras e consolidação das corretoras, não trocava a marca. Estamos falando de 52 corretoras de seguros. Não é fácil administrar 52 empresas com marcas diferentes, no mesmo guarda-chuva. Em 2017, com a chegada do Marcos Couto, atual presidente da Alper, houve um planejamento para a modernização da marca institucional e aparecer para o mercado de uma forma diferente”.
O debate do primeiro painel mencionou como o consumidor entende e utiliza o seguro; as estratégias de comunicação para diminuir a distância do mercado até o público; como o mercado pode contribuir para uma nova imagem e uma comunicação mais clara; os desafios para atrair a atenção através de uma comunicação mais eficiente; e como tornar as mensagens sobre o setor mais positivas.
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