Allianz atingiu R$ 9 bilhões em prêmios em 2023
A seguradora Allianz atingiu, em 2023, R$ 9,2 bilhões em prêmios. O valor representa um aumento de 5,3% em relação a 2022. Já o lucro operacional da empresa, antes dos impostos, no mesmo período, foi de R$ 279,5 milhões.
De acordo com os dados divulgados pela companhia, sobre o setor de seguros e saúde no Brasil, os ramos elementares destacaram-se, impulsionados pela estratégia de diversificação, constante aprimoramento das ofertas e solidez na execução da subscrição.
“Os resultados obtidos são reflexos de ações tomadas em 2021 e 2022 para dar consistência à seguradora e aperfeiçoar sua operação. O nosso modelo de negócio, baseado em portfólio amplo e escala, tem potencial para seguir com um crescimento sustentável”, avalia Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros. “Outro fator que deve continuar contribuindo para o cenário é a regularidade da subscrição, com o objetivo de obter equilíbrio entre valor do prêmio e custo de sinistro”, complementa o executivo.
O mercado de automóveis sofreu com o aumento de preços de veículos e peças, marcados pela pandemia nos anos anteriores, portanto, no ano de 2023, a empresa buscou a concretização dos esforços para a retomada da rentabilidade da companhia.
Houve ainda melhora na carteira de Agrocultivo, até então impactada pelas secas da safra de verão 2021/2022, principalmente na região Sul do país, já em 2023, o ramo não sofreu com os efeitos dos eventos climáticos adversos. “A melhoria do índice de sinistralidade a níveis de mercado nas principais carteiras da seguradora – 65% em Automóvel e 41% em Rural – também contribuíram fortemente para os resultados obtidos, assim como o crescimento significativo de 27% em prêmios nas linhas Patrimoniais; 31% em Rural; e 20% em Responsabilidades”, afirma Andreas Kerl, CFO da Allianz Seguros.
Para Andreas, a expectativa de uma economia mais favorável em 2024, deve impactar positivamente o mercado de seguros brasileiro. “As perspectivas são bastante positivas para este ano, tanto na sustentação para alavancar o crescimento da companhia quanto na melhoria da rentabilidade”, diz. Segundo ele, a empresa está confiante nas oportunidades para o setor nos períodos subsequentes, no que diz respeito ao seguro auto, às linhas corporativas, com o lançamento da Allianz Commercial, e ao seguro de pessoas. “As principais alavancas para acelerar o crescimento nos próximos anos são a diversificação da carteira, a atuação regional e a busca por novos canais de distribuição”, finaliza o CFO.
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